Nome da Atividade
ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DO ADOECIMENTO E DO CUIDADO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU
CÓDIGO
07450024
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina apresentará aos graduados um estudo dos principais conceitos do teórico Pierre Bourdieu (habitus, campo, capital) em conjunto com os estudos e conceitos atuais sobre os diferentes aspectos (sociais, econômicos, psicológicos...) que se relacionam com o processo de adoecimento e de cuidado em saúde, a fim de propor um novo olhar teórico sobre os referidos processos.

Objetivos

Objetivo Geral:

4.1. Gerais: Ofertar o estudo, a compreensão e a problematização dos principais conceitos de Pierre Bourdieu, do adoecimento e do cuidado em saúde a fim de qualificar as práticas de cuidado.
4.2. Específicos:
Apresentar e discutir os principais conceitos do autor Pierre Bourdieu; Abordar e aprofundar os estudos e conceitos sobre o adoecimento e o cuidado em saúde; Relacionar os conceitos de Pierre Bourdieu, de adoecimento e de cuidado em saúde.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007. BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. 11ªed. Campinas: Papirus, 2011. CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, 2015. PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Ruben Araujo de (org.). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: UERJ, IMS : ABRASCO, 2006. 180 p.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; GUERRERO, André Vinicius Pires (org). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Hucitec, 2013. CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. 288 p. PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Ruben Araujo de (org.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. 3. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ : CEPESC : ABRASCO, 2006. 319 p.

Página gerada em 28/03/2025 18:32:33 (consulta levou 0.064850s)