Nome da Atividade
S.A.: ANÁLISE DOCUMENTAL APLICADA À EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17350250
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Conhecimentos teóricos e práticos sobre a análise documental, destacando suas aplicações no campo da educação. Abordagem, a partir de revisão de literatura de caráter exploratório hermenêutico sobre o tema, dos fundamentos metodológicos da análise documental, as diferentes tipologias de documentos educativos, bem como as técnicas de tratamento, organização, interpretação e análise crítica de fontes documentais. Exploração de conceitos de arquivos educacionais e políticas documentais, com enfoque em fontes históricas, normativas pedagógicas e institucionais.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

Programa Analítico

Unidades e Assuntos


Unidade 1: Fundamentos da Análise Documental

• Conceitos e definições de documento e análise documental

• Importância do documento como fonte de pesquisa em educação

• Tipos de documentos: históricos, institucionais, normativos, pedagógicos


Unidade 2: Metodologias de Análise Documental

• Introdução às metodologias qualitativas aplicadas à análise documental

• Critérios de seleção, tratamento e classificação de documentos

• Etapas da análise documental: leitura exploratória, seleção, codificação e categorização

• Técnicas de análise de conteúdo, análise crítica do discurso e análise textual aplicada a documentos educacionais


Unidade 3: Fontes Documentais na Educação

• Documentos históricos: fontes primárias e secundárias, manuscritos, atas, relatórios institucionais

• Arquivos escolares e arquivos institucionais: estrutura e organização

• Documentos normativos: leis, decretos, resoluções e sua aplicação no contexto educacional


Unidade 4: Análise de Documentos Educacionais

• Interpretação de fontes documentais em diferentes níveis de ensino

• Estudo de documentos institucionais e sua relação com políticas educacionais

• Aplicação da análise documental em pesquisas sobre práticas pedagógicas e formação docente

• Análise de conteúdo de livros didáticos, manuais e materiais pedagógicos


Unidade 5: Prática de Análise Documental

• Estudo de caso: análise de arquivos institucionais (escolas, universidades, secretarias de educação)

• Projetos de pesquisa baseados em análise documental: desenvolvimento de perguntas de pesquisa, coleta e tratamento de documentos

• Utilização de software para análise qualitativa de dados documentais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BACELLAR, C. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKI, C. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p.23-80. CELLARD, A. A análise documental. In: 2 POUPART, J. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Trad. Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010. EVANGELISTA, O. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, R. M. L.; RODRIGUES, D. S. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. 1ed. Campinas, SP: Alínea, 2012, v. 1, p. 52 -71. HELDER, R. R. Como fazer análise documental. Porto, Universidade de Algarve, 2006. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2015. MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 1, n. 2, p. 94 -105, mai./ago. 2006. PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa histórica. Cadernos de Pesquisa, n.114, p. 179 -195, nov. 2001. SÁ -SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I, n. I, jul. 2009. SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico -metodológicos para análise de documento. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427 -446, jul./dez. 2005. CECHINEL, A. Estudo/Análise Documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação. Revista do Programa de Pós -Graduação em Educação – UNESC. Criciúma, SC, v. 5, n.1, p.1 - 7, jan./Jun., 2016.
  • KRIPKA, R.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e caraterísticas na pesquisa qualitativa. Atas CIAIQ2015. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, v. 2, p. 243 -247, 2015. SOUZA, J. E. de;GIACOMONI, C. Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais. Cadernos CERU , 32(1), 139 -156, 2021. FAVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon. A pesquisa documental nas investigações de políticas educacionais: potencialidades e limites . Contrapontos , Florianopolis , v. 19, n. 1, p. 170 -184, jan. 2019. SALVATORI, A. P.; HENRIQUE GOMES, A. .; FUSCA MACHADO CORDEIRO, A. Pesquisa documental em educação: contribuições para a formação continuada de professores . REVISTA INTERSABERES , [S. l.], v. 17, n. 40, p. 175 – 188, 2022. GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012. LEMOS, Flávia Cristina Silveira et al. Análise documental: algumas pistas de pesquisa em psicologia e história. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 20, n. 3, p. 461 -469, jul./set. 2015. SPINK, Peter. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, Mary Jane (org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013. p. 100 -126.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
01 2025 / 1 26 11
Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
Educação Matemática (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
Professor responsável pela turma

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