Nome da Atividade
L.D.: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
CÓDIGO
17360194
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina visa oportunizar aos alunos a leitura e discussão de artigos científicos nacionais e internacionais relativos a práticas de educação inclusiva para pessoas com deficiências a partir de bibliografias selecionadas pelo professor em conjunto com os alunos. Oferece a análise e discussão aprofundadas dos aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas atuais que enfatizam e documentam intervenções, estratégias de ensino e práticas pedagógicas que contribuam para a efetiva inclusão de alunos com diversos tipos de deficiências e permitam estabelecer práticas baseadas em evidências.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Apresentação da disciplina
Unidade 1: Educação Inclusiva e Práticas baseadas em evidências (4 horas-aula)
-Fundamentos e conceitos (30 horas-aula)
Unidade 2: Práticas de educação inclusiva baseadas em evidência
-Intervenções, práticas e estratégias de inclusão para alunos com deficiências: autismo, deficiência visual, auditiva, paralisia cerebral, deficiência intelectual, TDAH, etc. (30 horas-aula)
Avaliação final (4 horas-aula)
Unidade 1: Educação Inclusiva e Práticas baseadas em evidências (4 horas-aula)
-Fundamentos e conceitos (30 horas-aula)
Unidade 2: Práticas de educação inclusiva baseadas em evidência
-Intervenções, práticas e estratégias de inclusão para alunos com deficiências: autismo, deficiência visual, auditiva, paralisia cerebral, deficiência intelectual, TDAH, etc. (30 horas-aula)
Avaliação final (4 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASAGRANDE, R. C., & OLIVEIRA, J. P. (2024). Propostas para o ensino na Educação Especial: contribuições do campo acadêmico brasileiro. Práxis Educativa, 19, e22614. Epub 31 de maio de 2024.https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22614.006
- COOK, B. G., TANKERSLEY, M., & LANDRUM, T. J. (2009). Determining evidence-based practices in special education. Exceptional Children, 75, 365-383.
- GARRAD, T.-A., VLCEK, S., & PAGE, A. (2022). The Importance of the Promotion of Evidence-Based Practice as a Reasonable Adjustment in Mainstream Education Settings for Students With Autism Spectrum Disorder. Australasian Journal of Special and Inclusive Education, 46(1), 101–112. doi:10.1017/jsi.2022.5
- HORNER, R., CARR, E., HALLE, J., MCGEE, G., ODOM, S., & WOLERY, M. (2005). The use of single-subject research to identify evidence-based practice in special education. Exceptional Children, 71, 165-179.
- NUNES, D. R. P., & SCHMIDT, C.. (2019). Special Education and autism: from evidence-based practices to school. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 84–103. https://doi.org/10.1590/198053145494
- ROBERT E.; SLAVIN (2020) How evidence-based reform will transform research and practice in education, Educational Psychologist, 55:1, 21-31, DOI: 10.1080/00461520.2019.1611432
- WILCOX G, FERNANDEZ CONDE C, KOWBEL A. (2021). Using Evidence-Based Practice and Data-Based Decision Making in Inclusive Education. Education Sciences, 11(3), 129. https://doi.org/10.3390/educsci11030129
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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01 | 2025 / 1 | 10 | 3 |
Educação (Doutorado) Educação (Mestrado acadêmico) Horários
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SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO Professor responsável pela turma |