Nome da Atividade
S.A.: FEMINISMOS E EDUCAÇÃO POPULAR
CÓDIGO
17360209
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina visa discutir como as práticas educação popular pode incorporar as perspectivas feministas, refletindo sobre como essas abordagens contribuem para a emancipação, transformação social e a promoção e luta pela igualdade de gênero, para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Nesses debates, vamos questionar e criticar as estruturas opressoras e de dominação social, que mantêm as desigualdades, tendo como foco a interseccionalidade e a valorização dos saberes populares e experiências de mulheres.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

1. Introdução aos Feminismos (15 horas-aula)
- Conceitos fundamentais de feminismo.
- História dos movimentos feministas.
- Diversidade nas perspectivas feministas: interseccionalidade, feminismos negros, feminismos indígenas, eco feminismo, entre
outros.

2. Educação Popular: Princípios e Práticas (15 horas-aula)
- Definição de educação popular.
- História da educação popular no Brasil e na América Latina.
- Principais teóricos: Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, entre outros.

3. Interseções entre Feminismos e Educação Popular (15 horas-aula)
- Análise de como os feminismos influenciam práticas de educação popular.
- A educação como ferramenta de empoderamento das mulheres.
- Métodos e práticas pedagógicas feministas.

4. Estudos de Caso e Experiências Práticas (15 horas-aula)
- Análise de iniciativas de educação popular que incorporam a perspectiva de gênero, na América Latina
- Reflexões sobre o impacto das práticas educacionais nas comunidades.

5. Avaliação e Construção de Novas Propostas (15 horas-aula)
- Avaliação das práticas de ensino e aprendizado
- Elaboração de propostas para implementar educação popular com uma perspectiva feminista em diferentes contextos: incluindo
agroecologia e artesanato.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALGAVA, Mariano (org.). Jugar y jugarse. Sistematización del Equipo de Educación Popular Pañuelos en Rebeldía. Buenos Aires: America Libre, 2006.
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Nós, os humanos do mundo à vida, da vida à cultura. São Paulo: Cortez, 2015.
  • CASTRO, Amanda; MACHADO, Rita de Cássia (orgs.). Estudos feministas, mulheres e educação popular. V.1. Curitiba: CRV, 2016.
  • CASTRO, Amanda; MACHADO, Rita de Cássia (orgs.). Estudos feministas, mulheres e educação popular. V.2. São Paulo: LiberArs, 2018.
  • CASTRO, Amanda; MACHADO, Rita de Cássia (orgs.). Estudos feministas, mulheres e educação popular. V.3. São Paulo: LiberArs, 2020.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 84.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019
  • GROSSI, Miriam; BONETTI, Alinne (orgs.). Caminhos feministas no Brasil: teorias e movimentos sociais. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2018.
  • HOOKS, Bell. "Feminism is for Everybody".
  • KOROL, Claudia. (org.). Feminismos populares: pedagogías y políticas. Buenos Aires: América Libre, 2016.
  • LARA-ESPARZA, Saray. 2023. Pañuelos de Rebeldía: Educación popular feminista construyendo epistemologías del Sur. https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/197080
  • LONGO, Roxana. Feministas populares y processos de exigibilidade de derechos. En: Feminismos plurinacionales. https://desinformemonos.org/wp-content/uploads/2022/12/feminismos-plurinacionales_texto.pdf
  • LIMA, Adriane (org.). Caderno de Educação Popular Feminista: círculos de saberes e aprendizagens. https://www.ceaal.org/v3/GTCeaal/GAFA/CadernoEPFgafa.pdf
  • LOPES, Daniele Rehling; SILVA, Márcia Alves da. Da educação não sexista à pedagogia feminista. In: CASTRO, Amanda; MACHADO, Rita de Cássia (orgs.). Estudos feministas, mulheres e educação popular. Curitiba: CRV, 2016. p.263-276.
  • MACHADO, Lia Zanotta. Feminismo em movimento. São Paulo: Francis, 2010.
  • MELLO, Marco. Pesquisa participante e educação popular: da intenção ao gesto. Porto Alegre: IPPOA, 2005.
  • PALUDO, Conceição (org.). Mulheres: resistência e luta em defesa da vida. São Leopoldo, CEBI, 2009.
  • PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2003.
  • REPEM, 2018. Travesías pedagógicas en educación popular feminista https://reddesalud.org/apc-aa-files/1342d291dfef7a4d531a2a778bc9da8e/travesias-pedago-gicas-feministas.pdf
  • SILVA, Márcia Alves da; ROSA, Graziela Rinaldi da (orgs.). Pedagogias populares e epistemologias feministas latino-americanas. Curitiba: Brazil Publishing, 2019.
  • STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
  • TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios. São Paulo: Alameda, 2017.

Bibliografia Complementar:

  • MORALES, Sandra (coordinadora), 2022. Grassroots Global Justice Alliance (GGJ). Educação Popular Feminista Decolonial. https://escoladeativismo.org.br/wp-content/uploads/2023/03/GuiaIFOS_PT.pdf
  • AMIGOS DE LA TIERRA, 2020. Manual de Educación Popular feminista: sembrar justicia de género para desmantelar el patriarcado. https://www.tierra.org/wp-content/uploads/2021/03/Amigos-tierra-Educacion-popular-feminista_Sembrar-justicia-genero.pdf
  • Metodología de Educación Popular Feminista. http://corporacionparaeldesarrolloregional.org/wp-content/uploads/2023/01/METODOLOGIA-DE-EDUCACION-POPULAR-FEMINISTA-.pdf

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
01 2025 / 1 14 14
Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
Educação FÍsica (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
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MARCIA ALVES DA SILVA
Professor responsável pela turma

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