Nome da Atividade
S.A.: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DO CAMPO DE ESTUDO
CÓDIGO
17350272
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudos sobre a formação de professores e as principais perspectivas teórico-práticas, estabelecendo relações com os espaços institucionais onde se instalam os processos formativos. Compreensão das vertentes filosóficas e epistemológicas que embasam concepções de educação e de formação de professores: técnico-instrumental, epistemologia da prática, fenomenológica-hermenêutica, pós-estruturalista, biográfica. Estudos sobre a dimensão ético-política da formação de professores e os compromissos firmados em uma sociedade plural: educação antirracista, educação à distância, inovação pedagógica.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. A formação de professores: perspectivas teórico-práticas

2. Concepções de educação e de formação de professores

3. A dimensão ético-política da formação de professores

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014. BIESTA, Gest. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. CARNEIRO, Sueli. Dispositivo da racialidade: construção do outro como não ser. S. Paulo: Zahar Editores, 2023. CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Trad. Maria José do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez, 2013. DELORY-MOMBERGER, Christine. Histórias de vida. Da invenção de si ao projeto de formação. Trad. Albino Pozzer, Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2014. GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. GOMES, Nilma Lino O Movimento Negro educador. Petrópolis: Vozes, 2017. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. LARROSA, Jorge; Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. LARROSA, Jorge. RECHIA, Caren Christine; CUBAS, Caroline Jaques (órgão.). Elogio do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
  • MELLO, Elena Maria Billig; SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula. (Org.). Inovação Pedagógica: investigações teórico-práticas no contexto educacional. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: Inovação pedagógica: investigações teórico-práticas no contexto educacional (pimentacultural.com). Acesso em: 02 out. 2024. 11 NÓVOA, Antônio (Org). Profissão Professor. 2 ed. Porto: Editora Porto, 1995. 12 NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. 2 ed. Lisboa: Portugal, 1997. 13 NÓVOA, Antonio. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos embalados, 2023. 14 PÉREZ GÓMEZ, A. Saberes e Incertezas Sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. 15 PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 16 SACRISTÁN, J. Gimeno. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007. 17 SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da Práxis na Formação de Professores: Perspectiva Crítico-emancipadora. São Paulo: Editora Mercado das Letras, 2018.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
01 2025 / 1 13 7
Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:00 - 18:50
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE
Professor responsável pela turma

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