Nome da Atividade
MODELAGEM 3 D
CÓDIGO
05001912
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Tipos de modelagem 3D. Elementos que compõem os objetos tridimensionais. Ferramentas de modelagem 3D. Malha low e high-poly. Correção e suavização da malha. Diferenciação de textura e material. Mapas que compõem um material. Adaptação da textura bidimensional para forma tridimensional (UVW). Iluminação em ambientes externos, internos e studio. Manipulação de câmera. Conceitos iniciais de animação 3D. Renderização.

Objetivos

Objetivo Geral:

Habilitar o aluno a construir, texturizar, iluminar e animar objetos tridimensionais diversos, assim como renderizar cenas animadas ou para impressão usando software de modelagem 3D.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDALÓ, Flávio. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. São Paulo: Erica, 2015.
  • GRASSI, Nicholas Bruggner; SEIFERT, Éden Madalozzo. Processo de Modelagem 3D Low Poly para jogos por meio de concepts 2D. Bauru: Revista Multiplicidade, 12. 2023. e-ISSN 2179-8753. Disponível em: https://doi.org/10.59237/multipli.v12i.661.
  • JOSÉ, Marcel Fialho; REIS, Bruna de Souza. Projetos gráficos: fundamentos 2D e 3D. São Paulo: Erica, 2015.

Bibliografia Complementar:

  • ALVES, William Pereira. Unity: design e desenvolvimento de jogos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
  • OLIVEIRA, Adriano de. Estudo dirigido de 3ds Max 2009. São Paulo: Erica, 2008.
  • PAQUETTE, Andrew. Computer Graphics for Artists: An Introduction. 1st ed. 2008. XVIII, 270 p. 453 illus., 22
  • SANZI, Gianpietro. Desenho de perspectiva. São Paulo: Erica, 2014.
  • SILVA, Isabel Cristina Siqueira da. Aprendendo computação gráfica com OpenGL e Blender. Porto Alegre: UniRitter, 2007. 192p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 28 23 Design (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
GUILHERME PAROLIN
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL Design (Bacharelado)
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL Design (Bacharelado)

Página gerada em 08/05/2025 06:01:55 (consulta levou 0.132385s)