Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
05001940
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O fenômeno da comunicação: conceitos, processos e contextos. Contribuições multidisciplinares: teorias filosóficas, críticas sociais, culturais e tecnológicas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar as origens da comunicação. Qualificar o aluno para compreender as diferentes correntes/escolas de pesquisa em comunicação. Analisar as tendências contemporâneas em comunicação e suas relações com a atuação do designer.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. 58 p.
- HOHLFELDT, Antonio; MARTINHO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 309 p.
- SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2006. 111 p.
Bibliografia Complementar:
- BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998. 272 p.
- CERTEAU, Michael de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 351 p.
- LEMOS, Andre. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. 295 p.
- LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 206 p. (Coleção Trans).
- SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. 357 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2025 / 1 | 12 | 2 |
Design (Bacharelado) Design (Bacharelado) Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
ROBERTA COELHO BARROS Professor responsável pela turma |