Nome da Atividade
LÍNGUA INGLESA I
CÓDIGO
20000810
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento integrado das habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito
em língua inglesa, visando à competência comunicativa em nível A2 do CEFR, bem como à
conscientização linguística do profissional de ensino de língua estrangeira em formação. Reflexão
metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Desenvolver as habilidades visando às competências linguística/gramatical,
discursiva, estratégica e sociolinguística, com ênfase na simulação de contextos iniciais de
socialização centrados no próprio interlocutor.
Objetivos Específicos:
● Iniciar o processo de distanciamento do uso explícito da língua portuguesa no “continuum”
em direção à língua inglesa. Paralelamente, iniciar o processo de análise metalinguística da
língua inglesa, enriquecida por possíveis reflexões envolvendo os dois sistemas;
● Desenvolver a reflexão didático-pedagógica por meio da análise de materiais didáticos;
● Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho, experienciando situações reais de
ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Conteúdo Programático

Verb be;
 Pronouns;
 Possessive adjectives;
 Articles;
 Plurals;
 This, that, these, those;
 Present simple;
 Possessive “s”;
 Adjectives; adverbs of frequency; prepositions of time;
 Can, can’t; like + (verb + -ing); object pronouns; possessive pronouns;
 Past simple of be; past simple of regular and irregular verbs;
 There is, there are, there was, there were;
 Present continuous;
 A, an, some, any; how much, how many; quantifiers;
 Be going to (plans and predictions);
 Comparative and superlative adjectives;
 Would like to, like;
 Adverbs;
 Present perfect.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LEECH, G.; SVARTVIK, J. A communicative grammar of English. 3ª ed. London: Longman, 2002. MURPHY, R. English grammar in use: a self-study reference and practice book for intermediate learners of English (4ª ed.). Cambridge: Cambridge University Press, 2012. THOMSON, A.; MARTINET, A. A Practical English Grammar. London: Oxford University Press, 2005. TILBURY, A.; CLEMENTSON, T.; HENDRA, L. A.; REA, D. English Unlimited. Preintermediate Coursebook. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. Units. 1 – 7. UR, P. Grammar practice activities: a practical guide for teachers. New York: Cambridge, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • COFFIN, C.; DONOHUE, J.; NORTH, S. Exploring English Grammar: from formal to functional. (1ª ed.) Routledge, 2009. MURPHY, R., SMALZER, W. R. (2002). Basic grammar in use: reference and practice for students of English (2ª ed). Cambridge: Cambridge University Press. OXFORD English dictionary. New York: Franklin Watts, 2012.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 30 18 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

M2 2025 / 1 30 14 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
GISELE MEDINA NUNES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LÍNGUA INGLESA I Letras - Português e Inglês (Licenciatura)

Página gerada em 17/04/2025 21:40:53 (consulta levou 0.144845s)