Nome da Atividade
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA INGLESA
CÓDIGO
20000811
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Atividades com enfoque especial no(s) aspecto(s) percebido(s) como mais exigente(s) em termos de
necessidade de exercício prático para os principiantes na língua. Reflexão metadidática e atuação
pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.
necessidade de exercício prático para os principiantes na língua. Reflexão metadidática e atuação
pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral: Desenvolver a competência na língua estrangeira em nível A2 do CEFR com apoioem metodologias ativas, atividades e estudos específicos amparando o processo de aquisição inicial
da língua estrangeira, de modo a preparar o professor em formação para seu desenvolvimento junto
a públicos discentes.
Objetivos Específicos:
● Trabalhar aspectos-competências constituintes as língua estrangeira que necessitam de
maior dedicação temporal em nível iniciante;
● Conscientizar o professor em formação sobre as metodologias ativas através de seu
emprego;
● Desenvolver no acadêmico em formação a percepção dos processos de aprendizagem da
língua estrangeira;
● Desenvolver a reflexão didático-pedagógica por meio da análise de materiais didáticos;
● Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho, experienciando situações reais de
ensino e aprendizagem da língua inglesa.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOHLKE, D. Skillful Foundation – Listening and Speaking, London: MacMillan Education, 20134.- MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2003. RICHARDS, J. C. Teaching listening and speaking: from theory to practice. Cambridge University Press, 2008. SAVAGE, A.; WARD. C.; BLASS, L.; HAMLIN, D. Trio Listening and Speaking 1. London: Oxford University Press, 2017.
Bibliografia Complementar:
- GOH, C.C.M. Ensino da compreensão oral em aulas de idiomas. São Paulo: SBS, 2003. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 9. ed. São Paulo: Autores Associados e Cortez, 1988. KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 13ª ed. Campinas: Pontes, 2010. SCHLATTER, M. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio, v. 7, n. 1, p. 11-23, 2009. VANDERCRIFT, L.; GOH, C. C. M. Teaching and learning second language listening: metacognition in action. Routeledge: New York, 2012.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2025 / 1 | 30 | 16 |
Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Horários
|
GISELE MEDINA NUNES Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2025 / 1 | 30 | 15 |
Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Horários
|
GABRIELA BOHLMANN DUARTE Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LÍNGUA INGLESA I | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) |