Nome da Atividade
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
CÓDIGO
20000854
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O Estado e suas relações com as políticas públicas educacionais no percurso da história da educação brasileira; Organização e funcionamento da educação básica no Brasil; Legislação, sistemas educacionais e a organização da escola; A profissionalização docente e o financiamento da educação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a legislação, as políticas e a realidade educacional no contexto político, econômico e social do Brasil, compreender a relação entre a qualidade da educação e as políticas educacionais, analisar o contexto de elaboração da legislação educacional brasileira, seus limites e possibilidades, estudar e analisar as condições de Gestão e financiamento para a Educação Nacional, compreender o processo de profissionalização docente no conjunto das políticas educacionais.

Conteúdo Programático

Organização e funcionamento da educação básica no Brasil; Legislação, sistemas educacionais e a organização da escola; A profissionalização docente e o financiamento da educação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PINTO, J. M. de R. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: 30 ANOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 145, p.846-869, out.-dez., 2018. Disponível na Base Scielo: https://www.scielo.br/j/es/a/rk4wKJgNYZsdt5QdgSgkDwG/?format=pdf&lang=pt. Acessado em 2- de dezembro de 2024. FREITAS, Aline da Silva; RODRIGUES, ISABEL; ZUZO, Ester. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : estudos em virtude dos 20 anos da Lei n. 9.394/1996— São Paulo : LTr, 2017. Disponível em: http://www.ltr.com.br/loja/folheie/5673.pdf. Acessado em 20 de dezembro de 2024. MONCEAU, Gilles. Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente. Em Foco: Pesquisa-ação sobre a prática docente, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/KvBdyhddzf6gkjWTZ5dTP6p/?lang=pt&format=html. Acessado em 18 de dezembro de 2024.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 1 1680 346 Letras - Espanhol - Polo Agudo (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Gramado (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Panambi (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Picada Café (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Quaraí (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Sapiranga (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Sobradinho (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Três Passos (Licenciatura)
Letras - Espanhol - Polo Vila Flores (Licenciatura)
CINTIA AVILA BLANK
Professor responsável pela turma

Página gerada em 30/05/2025 03:35:21 (consulta levou 0.075360s)