Nome da Atividade
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
CÓDIGO
09010067
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Análise dos conceitos, princípios e definições relacionadas a educação inclusiva, priorizando o público apoiado pela educação especial, com vistas a compreensão e organização da prática pedagógica e a elaboração de currículos e estratégias pedagógicas acessíveis, flexíveis e que possibilitem a eliminação de barreiras.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Diversidade e Inclusão;
Público apoiado pela Educação Especial;
Flexibilização curricular;
Desenho Universal para a aprendizagem;
Tecnologia Assistiva;
Práticas Pedagógicas Inclusivas;
Público apoiado pela Educação Especial;
Flexibilização curricular;
Desenho Universal para a aprendizagem;
Tecnologia Assistiva;
Práticas Pedagógicas Inclusivas;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FONTES, Rejane de Souza. Ensino Colaborativo: uma proposta de educação inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin, 2009
- MEYER, Anne. ROSE, Davi H. GORDON,David. Universal design for learning: Theory & Practice. Wakefield MA: CAST, 2014.
- RAMOS, Rossana. Inclusão na Prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2010.
- BERSCH, Rita; TONOLLI, José Carlos. Tecnologia Assistiva. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/tassistiva.html.
- SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva. RN: IFRN, 2022.
Bibliografia Complementar:
- BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2010
- CARVALHO, Rosita Edler. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.