Nome da Atividade
STARTUPS E NEGÓCIOS DE BASE TECNOLÓGICA
CÓDIGO
23000321
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
17
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
17
Ementa
O objetivo da disciplina é proporcionar ao aluno a compreensão do novo contexto econômico da inovação nos negócios, capacitando-os a compreender o que é efetivamente um negócio disruptivo, quais são suas principais características, potenciais e limitações, bem como compreender os conceitos de negócios de base tecnológica (startup) e a diferença dessa nova modalidade de negócios dos modelos tradicionais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar os alunos para compreender o novo contexto econômico da inovação nos negócios, incluindo o entendimento sobre negócios disruptivos, suas características principais, potenciais e limitações, além de diferenciar os modelos de negócios de base tecnológica (startups) dos modelos tradicionais.Conteúdo Programático
Aspectos conceituais da Inovação e dos Negócios Disruptivos. Assunto: Consolidar a compreensão do fenômeno da inovação, dos conceitos envolvidos e da definição de Negócio Disruptivo e Empresa Inovadora. (4h)
Principais características dos Negócios Disruptivos, limites e potenciais. Assunto: Abordar as principais características dos modelos de negócio inovadores ou disruptivos, discutindo seus limites, potencialidades e riscos. (4h)
Startups, conceituação e Marco Legal. Assunto: Estudar o conceito de Startup, características deste universo de negócio, bem como conhecer e discutir o Marco Legal das Startups, discutindo seu contexto, aspectos práticos da lei, seus benefícios e limites.(4h)
O Dilema da Inovação de “Christensen” no contexto de uma “nova economia”. Assunto: Discutir o processo econômico de ruptura tecnológica, buscando compreender de que forma esse processo afeta o mercado. Uma ideia e uma garagem: verdade ou mito? (EaD). Assunto: Discutir o mito das startups de garagem. (5h)
Principais características dos Negócios Disruptivos, limites e potenciais. Assunto: Abordar as principais características dos modelos de negócio inovadores ou disruptivos, discutindo seus limites, potencialidades e riscos. (4h)
Startups, conceituação e Marco Legal. Assunto: Estudar o conceito de Startup, características deste universo de negócio, bem como conhecer e discutir o Marco Legal das Startups, discutindo seu contexto, aspectos práticos da lei, seus benefícios e limites.(4h)
O Dilema da Inovação de “Christensen” no contexto de uma “nova economia”. Assunto: Discutir o processo econômico de ruptura tecnológica, buscando compreender de que forma esse processo afeta o mercado. Uma ideia e uma garagem: verdade ou mito? (EaD). Assunto: Discutir o mito das startups de garagem. (5h)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2025 / 2 | 30 | 0 |
MBA Inovação,Tecnologia e Gestão de Novos Negócios (Especialização) |
ANA PAULA LEMOS CENTENO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
STARTUPS E NEGÓCIOS DE BASE TECNOLÓGICA | MBA Inovação,Tecnologia e Gestão de Novos Negócios (Especialização) |