Nome da Atividade
PROJETOS DE ENSINO DE QUÍMICA
CÓDIGO
0690009
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Histórico da área de conhecimento Educação em Química. Análise de livros didáticos, sua avaliação, validação e utilização no universo escolar. Análise dos diferentes modelos e proposições curriculares como possibilidades para o ensino de química. Interdisciplinaridade e contextualização em propostas curriculares.

Objetivos

Objetivo Geral:

1 Conhecer as construções curriculares de forma histórica
2 Relacionar e (re)conhecer as diversas construções curriculares de acordo com os seus respectivos referenciais teóricos da educação, psicologia, filosofia da ciência e sociologia
3 Identificar necessidades e possibilidades para o ensino de química.
4 Analisar recursos didáticos, sua validação e utilização no universo escolar, com destaque para os parâmetros curriculares nacionais.

Conteúdo Programático

1 Perspectivas Históricas do Ensino de Química
2 Escola e Objetivos para o ensino médio
3 Objetivos do ensino de química na Educação Básica
4 Investigação da realidade escolar
5 Análise de Livros Didáticos Tradicionais e Alternativos
6 Cotidiano e ensino de química
7 Projetos de ensino CTS
8 Projetos de ensino de química fundamentados em teorias cognitivistas
9 Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
10 Projetos Interdisciplinares

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SCHNETZLER, Roseli P. Apontamentos sobre a História do Ensino de Química no Brasil. In. SANTOS, Wildson L. P.; MALDANER, Otávio A. (org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
  • ZANON, Lenir B.; MALDANER, Otávio A. (org). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
  • BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
  • SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos e SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL, Secretaria da Educação Básica. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio: Orientações Curriculares para o ensino médio. V.2. Brasília: MEC/SEB, 2006. Site: http://portal.mec.gov.br/default.htm
  • LOPES, Alice R. C. Livros didáticos: obstáculos ao aprendizado da ciência química. Obstáculos animistas e realistas. Revista Química Nova. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, v./15, n. 3, p. 254 a 260, jul 1992..
  • REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 1995-. Semestral

Página gerada em 28/04/2024 03:20:02 (consulta levou 0.068428s)