Nome da Atividade
ANÁLISE CITOLÓGICA
CÓDIGO
0160074
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo da citologia cervico-vaginal (colpocitopatologia), oncótica, líquido seminal, citologia do líquido céfalo-raquidiano (líquor), citologia dos líquidos cavitários, sinovial e ascítico, citopatologia mamária e citologia das secreções e excreções. Células sanguíneas e suas funções. Compreende as teorias sobre a formação dos líquidos corporais, suas funções e métodos de coleta, manipulação do material e análise do mesmo, permitindo uma visão global dos processos citológicos e suas relações com a clínica.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplinade análise citológica tem por objetivo passar ao aluno de Farmácia a teoria e prática das boas práticas de coleta, execução e interpretação de exames citológicos, com ênfase nas técnicas utilizadas em rotina no setor citológico, ensinando o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas referentes à capacidade de realizar e interpretar os principais exames citológicos realizados em um laboratório de análises clínicas. Ressaltando a importância do exame citológico no auxílio ao diagnóstico clínico e na escolha da farmacoterapia no futuro tratamento.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GOMPEL, C.; KOSS. L. G. Introdução À Citopatologia Ginecológica com Correlações Histológicas e Clínicas. São Paulo. 2006.
  • CARVALHO, G. Citologia do trato genital feminino. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 1993.
  • SCHEIDER, M.L.; SCHEIDER, V. Atlas de diagnóstico diferencial em citologia ginecológica. São Paulo: Revinter, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • CARVALHO, G. Atlas de citologia: malignidade e pré-malignidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.
  • ELSCH, U. Atlas de histologia Sobotta: citologia, histologia e anatomia microscópica. 7 ed. atual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
  • SANTOS PEREIRA, O.; JANINI, J.B. Atlas de morfologia espermática. 1 ed. São paulo: Atheneu, 2001
  • BIBBO, M; FILHO, A.M. Lesões relacionadas à infecção por HPV no trato anogenital. 1 ed. Rio de janeiro: Revinter, 1998.
  • DE PAOLO, G. Colposcopia e patologia do trato genital inferior. 2 ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1996.

Página gerada em 29/03/2024 07:25:31 (consulta levou 0.050071s)