Nome da Disciplina
DIREÇÃO DE ARTE
CÓDIGO
0110191
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão da etapa de concepção criativa visual na pré-produção. Concepção artístico-visual do campo fílmico, dos personagens e universos narrativos. Práticas, etapas de criação e desenvolvimento e conceitos em direção de arte para o audiovisual. Elementos e princípios do desenho de produção aplicados ao espaço fílmico. Instrumentalização para a direção de arte a partir da concepção e desenvolvimento de cenografias, figurinos, maquiagem, tratamento e produção de objetos, paletas de cor.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar conhecimento sobre estética e estilo no cinema e na arte para a prática cinematográfica da direção de arte.

 

Objetivos Específicos:

Trabalhar repertórios nas áreas que são relacionadas nesta prática, como a arquitetura, a moda, a fotografia, o design, a música e as outras artes visuais;
Propôr exercícios de análise e reflexão que provoquem a busca por erudição e repertório necessários para o trabalho na área de direção de arte;
Desenvolver trabalhos práticos que reforcem os conhecimentos teóricos dados em sala de aula e fora dela; promover um diálogo entre a arte no audiovisual e no design e na comunicação visual com o objetivo de pensar a identidade e a comunicação visual no cinema.

Conteúdo Programático

1. Conceito visual em direção de arte
2. Processos de criação, direção de arte para narrativas audiovisuais
3. Elementos e princípios da direção de arte
4. Direção de arte e fotografia
5. Estilo, época e gênero narrativo
6. Cenários, objetos e universo do filme
7. Cor e paletagens de cor
8. Concepção de personagens
9. Design para projeto, divulgação e identidade visual gráfica do filme

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão cuidadora. 11. ed. São Paulo: Pioneira, 1997. [ 701.15 A748a 11.ed. (BCS) / 5 exemplares ] AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. [ 791.4301 E824 / 6.ed. (BCS) / 8 exemplares ] GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2004. [ 152.145 G963c 3.ed. (BCS) (BCP) / 7 exemplares ] PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 10. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009. [ 701.8 P372c 10.ed. (BCS) / 3 exemplares ] VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise filmica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2009. [ 791.437 / V272e / 6.ed. (BCS) / 3 exemplares ]

Bibliografia Complementar:

  • AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. [ R 791.4303 A925d 5.ed. (BCS) / 3 exemplares ] AUMONT, Jacques. A imagem. 16a ed. Campinas: Papirus, 2011. [ 701 A925i 16. ed. (BCP) / 11 exemplares ] AUMONT, Jacques. O Olho interminável: cinema e pintura . 2. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. [ 791.43 A925o 2.ed. (BCS) / 3 exemplares ] BETTON, Gerard. Estética do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987. [ 791.43 B565e (BCS) / 2 exemplares ] EISNER, Will. Quadrinhos e arte seqüencial. SP: Ed. Martins Fontes, 1989. [ 741.5 E36q (BCS) / 2 exemplares ] FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação . São Paulo: Cosac & Naify, 2013. [ 302.2 F647m (BCP) / 3 exemplares / (BCS) 3 exemplares ] FRUTIGER, Adrian. Sinais & símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2007. [ 302.2 F945s 2.ed. (BCS) / 7 exemplares ] GOMES FILHO, Joao. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escrituras, 2010. [ 701.8 G633g 9.ed. (BCS) / 3 exemplares ] KOHLER, Carl. História do vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 1993. [ 391.009 K79h (BCS) / 3 exemplares ] MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. [ 700.105 M149a (BCP) / 8 exemplares ] MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual : contribuição para uma metodologia didática: Bruno Munari. São Paulo: Martins Fontes, 1997, 2006. [ 745.4 M963d (BCS) / 4 exemplares ] OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. [ 701.18 O85u 24.ed. 2004. (BCS) / 6 exemplares ] SANTAELLA, Lúcia. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2001. [ 302.2 S231i 3.ed. (BCS) / 1 exemplar ] VIRILIO, Paul. A máquina de visão. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1994. [ 701.15 V818m (BCS) / 1 exemplar ]

Página gerada em 20/01/2019 05:34:02 (consulta levou 0.360055s)