Nome da Atividade
FISIOLOGIA VEGETAL I
CÓDIGO
0010025
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fotossíntese – conceitos e reação; fases fotoquímica e bioquímica e fatores que afetam o processo. Respiração – conceitos e reação; fases e fatores que afetam o processo respiratório; gliconeogênese. Relações água-planta - estrutura e propriedades da água; a importância do sistema solo-planta-atmosfera na aquisição e perda de água pelas plantas; o mecanismo estomático. Nutrição mineral vegetal - Importância e classificação dos minerais; como as plantas adquirem os minerais; funções dos elementos minerais e sintomas de deficiência.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos dos Cursos de Ciências Biológicas conhecimentos sobre os principais processos fisiológico-bioquímicos que conduzem ao crescimento e desenvolvimento das plantas, permitindo a perpetuação das espécies vegetais.

Conteúdo Programático

UNIDADE I
Fotossíntese – Conceitos; reação geral; fase fotoquímica (absorção de luz pelos pigmentos, estrutura do cloroplasto, complexos antena, fluxo de elétrons e prótons, fotofosforilação) e fase bioquímica da fotossíntese (o ciclo de Calvin, metabolismo C3, C4 e CAM); fotorespiração; fatores que afetam a fotossíntese.

UNIDADE II
Respiração – Conceitos; reação geral; fases da respiração (glicólise, ciclo do ácido tricarboxílico e cadeia de transporte de elétrons); ciclo do glioxilato; fosforilação oxidativa; fosforilação ao nível de substrato; fatores que afetam a respiração.

UNIDADE III
Relações água-planta – Estrutura e propriedades da água; processos do transporte de água; a água no solo; absorção de água pelas raízes; transporte de água através da planta; perda de água pelas plantas; transpiração; o sistema solo-planta-atmosfera; estrutura e funcionamento dos estômatos.

UNIDADE IV
Nutrição mineral das plantas – Importância dos minerais; classificação dos minerais em macro e micronutrientes; critérios de essencialidade; formas de aquisição de minerais pelas raízes; absorção de minerais pelas raízes; movimento radial de íons; movimento de minerais às folhas; funções dos elementos minerais e sintomas de deficiência; metabolismo do nitrogênio; noções sobre adubação foliar.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Ferri, M. G. Fisiologia Vegetal, Volume 1. Editora Pedagógica e Universitária Ltda. São Paulo, SP. 362 p., 1985.
  • Lehninger, A. L.; Nelson, D. L.; Cox, M. M. Princípios de Bioquímica. Terceira Edição, 1999.
  • Raven, P. H.; Evert, R. F.; Eichhorn. Biologia Vegetal. Sexta Edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 906p. 2001.
  • Marenco, R. A.; Lopes, N. F. Fisiologia Vegetal – Fotossíntese, Respiração, Relações hídricas e Nutrição mineral. Editora UFV, Viçosa, 2005.
  • Taiz, L.; Zeiger, E. Fisiologia Vegetal. Traduzido. Artmed, Porto Alegre. 2004.

Página gerada em 26/04/2024 21:22:48 (consulta levou 0.060074s)