Nome da Disciplina
HISTÓRIA DO CINEMA
CÓDIGO
0110177
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

As possibilidades de interpretação da imagem, através de textos e filmes, promovendo a capacidade de análise crítica. Introdução de autores fundamentais no campo do audiovisual. Apresentação da história do cinema iniciando pelo Primeiro Cinema, passando pelas escolas e gêneros mais representativas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ter acesso à história do cinema através de diferentes escolas e gêneros.

 

Objetivos Específicos:

Poder analisar criticamente as obras de diferentes épocas, suportes e linguagens, relacionando-as entre si.

Conteúdo Programático

Unidade I – O primeiro cinema
Unidade II – A narrativa no cinema mudo
Unidade III – Teoria da montagem
Unidade IV – O som como narrativa
Unidade V – Escolas de cinema I
Unidade VI – Escolas de cinema II
Unidade VII - Gêneros cinematográficos I
Unidade VIII - Gêneros cinematográficos II

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. (Coleção Ofício de Arte e Forma). 791.4301 E824 / 6.ed. – 7 exemplares (BCS) _______________; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. 791.4303 A925d 5.ed. 3 exemplares (BCS) CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. 791.4301 C318l – 2 exemplares (BCS) COSTA, Flávia Cesarino. “O Primeiro Cinema”.In: MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. 7. ed. Campinas: Papirus, 2012. 791.4309 H673 - 1 exemplar (BCS) MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2013. 791.43014 M382l 2. – 19 exemplares (BCS) TRUSZ, Alice Dubina. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 1861-1908. São Paulo: Ecofalante, 2010. 791.437 T873e – 1 exemplar (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. 791.4301 A562p – 3 exemplares (BCS) BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985. 117 p. (Coleção primeiros passos ; 9) 001.08 P953 09 – 2 exemplares (BCS) BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008. 791.430233 B729f - 3 exemplares (BCS) MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2012. 791.4309 M149p 6.ed. – 3 exemplares (BCS) SGANZERLA, Rogério. O pensamento vivo de Orson Welles. São Paulo: Martin Claret Editores, 1986. 927 P418 – 1 exemplar (BCS)

Página gerada em 15/12/2019 03:36:46 (consulta levou 0.086563s)