Nome da Atividade
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA I
CÓDIGO
0110189
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão da estrutura de iluminação em uma produção audiovisual, com ênfase nas técnicas de iluminação, funções da equipe de fotografia, utilização de equipamentos e exploração de seus recursos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer os elementos constitutivos da iluminação cinematográfica, visando definir e aplicar o conceito de luz necessário para uma produção audiovisual.

Conteúdo Programático

- A Equipe de Direção de Fotografia e suas funções
- A luz como elemento estrutural e dramático
- Classificação das fontes luminosas quanto à sua potência, ângulo e intensidade
- Foco e profundidade de campo.
- Equipamentos e recursos de iluminação
- Estilos de iluminação: clássica, barroca e moderna
- Temperatura cromática e colorimetria
- Parâmetros de exposição
- Contraste, sensibilidade, cor e densidade
- Composição e iluminação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MALKIEWICZ, Kris; MULLEN, M. David. Cinematography: a guide for filmmakers and film teachers. 3rd ed. Nova Iorque: Simon & Schuster, 2005. [BCS 778.5 M251c, 2 exemplares]. MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus, 2010. [BCS 778.5302 M395c 2010, 3 exemplares ]. WHEELER, Paul. Practical cinematography. 2nd ed. Boston: Elsevier, 2005. [BCS 778.53 W564p 2 exemplares].

Bibliografia Complementar:

  • BILL, Tony. Movie speak: how to talk like you belong on a film set: and get invited to the four-banger. Nova Iorque: Workman, 2008. [BCS R 791.4302 B596m, 2 exemplares]. BOX, Harry C. Set lighting technician's handbook: film lighting equipment, practice, and electrical distribution. 4th ed. Amsterdã: Focal Press, 2010. [BCS 778.534 B788s, 2 exemplares]. BROWN, Blain. Motion picture and video lighting. 2nd ed. Amsterdã: Elsevier, 2008. [BCS 778.53 B877m, 2 exemplares]. D'ALLONNES, Fabrice Revault. La luz en el cine. 2. ed. Madrid: Catedra, 2008. [BCS 791.4 D147l, 2 exemplares]. FROST, Jacqueline B. Cinematography for Directors: A Guide for Creative Collaboration. Studio City: Michael Wiese Productions, 2009. [BCS 778.5 F939c, 2 exemplares]. FOSTER, Jeff. The green screen handbook: real-world production techniques. Indiana: Wiley Pub, 2010. [BCS 778.53 F755g, 2 exemplares]. GREEN, Barry W. A guide to the panasonic HVX and HPX170 cameras: how to get the most from the revolutionary AG-HVX200, HVX200A, and HPX170 P2HD camcorders. Wilmington: Fiercely I. F., 2008. [BCS 770.0202 G795g, 2 exemplares]. GOODRIDGE, Mike; GRIERSON, Tim. Cinematography. Lewes: Ilex, 2012. [BCS 778.53 G654c, 2 exemplares]. HOLWAY, Jerry; HAYBALL, Laurie. The steadicam operator's handbook. Burlington: Focal Press, 2009. [BCS 791.43028 H759s, 2 exemplares]. KENWORTHY, Christopher. Master shots: 100 advanced camera techniques to get an expensive llok on your low budget movie. 2nd ed. Studio City: Michael Wiese Productions, 2012. [BCS 791.430233 K37m, 2 exemplares]. TAUB, Eric. Gaffers, grips, and best boys. [2nd ed.]. Nova Iguacu: St. Martin's Griffin, 1994. [BCS 791.43092 T222g, 2 exemplares]. UVA, Michael G. The grip book. 4th ed. Burlington: Focal Press, 2010. [BCS 778.53 U94g, 2 exemplares]. WATTS, Harris. Direção de câmera: um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo: Summus, 1999. [BCS 791.437 W349d, 3 exemplares].

Página gerada em 19/03/2024 03:44:12 (consulta levou 0.058275s)