Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA I
CÓDIGO
0100231
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Blocos lógicos na construção da lógica matemática.
(Re) Construção de conceitos básicos pelos alunos do curso via experimentos em laboratório de matemática.
(Re) Construção de conceitos básicos pelos alunos do curso via experimentos em laboratório de matemática.
Objetivos
Objetivo Geral:
Manusear, criar, elaborar, analisar e avaliar diferentes materiais e métodos utilizados no ensino da matemática. Realizar pesquisa bibliográfica referente a métodos didáticos que envolvem a construção do conhecimento matemático.Conteúdo Programático
Unidade 1 - Estratégias para se levarem alunos do Nível Fundamental de Ensino à construção de conceitos matemáticos, a representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas;
Unidade 2 - Representação de conjuntos
1.1. União e intersecção de conjuntos;
1.2. Classificação de elementos de um conjunto – subconjuntos de um conjunto;
1.3. Complementar de um conjunto;
1.4. Implicação lógica e sua relação com o conceito de conjunto;
1.5. Negação de sentença matemática e sua relação com o conceito de conjunto;
1.6. Silogismo disjuntivo;
1.7. Representação de números;
1.8. Operações com números naturais (divisão, multiplicação, subtração e adição);
1.9. Construção do conceito e da representação de fração;
1.10. Construção do conceito de equação;
1.11. Figuras geométricas: segmentos de reta, ângulos, polígonos;
1.12. Medidas de comprimento, perímetros e áreas.
Unidade 3 - Aspectos do processo de aprendizagem
3.1. O conceito de erro;
3.2. A subjetividade na observação;
3.3. A subjetividade na representação;
3.4. As experiências do aprendiz;
3.5. A troca de experiências entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem;
3.6. Limites e interesses individuais dos aprendizes;
3.7. A autoregulação e a regulação pelo grupo;
3.8. Aprendizagem x desenvolvimento histórico do conhecimento matemático.
Unidade 4 - Aspectos do processo de ensino
4.1. Planejamento de atividades;
4.2. Experimentação de estratégias;
4.3. Regulação do processo de ensino;
4.4. Avaliação da aprendizagem.
Unidade 2 - Representação de conjuntos
1.1. União e intersecção de conjuntos;
1.2. Classificação de elementos de um conjunto – subconjuntos de um conjunto;
1.3. Complementar de um conjunto;
1.4. Implicação lógica e sua relação com o conceito de conjunto;
1.5. Negação de sentença matemática e sua relação com o conceito de conjunto;
1.6. Silogismo disjuntivo;
1.7. Representação de números;
1.8. Operações com números naturais (divisão, multiplicação, subtração e adição);
1.9. Construção do conceito e da representação de fração;
1.10. Construção do conceito de equação;
1.11. Figuras geométricas: segmentos de reta, ângulos, polígonos;
1.12. Medidas de comprimento, perímetros e áreas.
Unidade 3 - Aspectos do processo de aprendizagem
3.1. O conceito de erro;
3.2. A subjetividade na observação;
3.3. A subjetividade na representação;
3.4. As experiências do aprendiz;
3.5. A troca de experiências entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem;
3.6. Limites e interesses individuais dos aprendizes;
3.7. A autoregulação e a regulação pelo grupo;
3.8. Aprendizagem x desenvolvimento histórico do conhecimento matemático.
Unidade 4 - Aspectos do processo de ensino
4.1. Planejamento de atividades;
4.2. Experimentação de estratégias;
4.3. Regulação do processo de ensino;
4.4. Avaliação da aprendizagem.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOYER, C. História da matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974;
- CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. São Paulo: Ed. Vozes, 1982;
- CARRAHER, Terezinha Nunes (org.). Aprender pensando. Recife: SEC/UFPe, 1985;
- CARRAHER, Terezinha N., SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez, na escola zero. 10. ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141;
- CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990;
- D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade a ação. Campinas: Editora UNICAMP, 1986;
- DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W. Lógica e jogos lógicos. Col. Os primeiros passos em matemática - Vol. 1. (Trad. de Oclide José Dotto, rev. E adapt. De Ormil Alves Pilatti). São Paulo: Ed. Herder, 1969;
- DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Exploração do espaço e prática de medição. Col. Os primeiros passos em matemática – Vol 3. (Trad. de Oclide José Dotto) São Paulo: Ed. Herder, 1969;
- GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora UFPR, 1992. 105p. KOTHE, Siegfried. Pensar é divertido. São Paulo: E.P.U., 1970;
- LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988;
- LIMA, Elon Lages. Medida em geometria. Coleção do professor de matemática. Sociedade Brasileira de Matemática;
- LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes médicas, 1988;
- LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade; uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1987;
- PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre, 1995;
- PIMENTA, Selma Garrido & GONÇALVES, Carlos Luiz. Revendo o ensino de 2º grau; propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990;
- SINGER, Naomi E. & Miller, Matthew J. Atividades educacionais I. Trad. de Marta Malvezzi Leal. São Paulo: Madras Ed. Ltda, 2002;
- ZERMIANI, Vilma J. Álgebra; brincando, redescobrindo, compreendendo. Blumenau: Editora da FURB, 1987.