Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA I
CÓDIGO
0100231
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Blocos lógicos na construção da lógica matemática.
(Re) Construção de conceitos básicos pelos alunos do curso via experimentos em laboratório de matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Manusear, criar, elaborar, analisar e avaliar diferentes materiais e métodos utilizados no ensino da matemática. Realizar pesquisa bibliográfica referente a métodos didáticos que envolvem a construção do conhecimento matemático.

Conteúdo Programático

Unidade 1 - Estratégias para se levarem alunos do Nível Fundamental de Ensino à construção de conceitos matemáticos, a representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas;

Unidade 2 - Representação de conjuntos

1.1. União e intersecção de conjuntos;
1.2. Classificação de elementos de um conjunto – subconjuntos de um conjunto;
1.3. Complementar de um conjunto;
1.4. Implicação lógica e sua relação com o conceito de conjunto;
1.5. Negação de sentença matemática e sua relação com o conceito de conjunto;
1.6. Silogismo disjuntivo;
1.7. Representação de números;
1.8. Operações com números naturais (divisão, multiplicação, subtração e adição);
1.9. Construção do conceito e da representação de fração;
1.10. Construção do conceito de equação;
1.11. Figuras geométricas: segmentos de reta, ângulos, polígonos;
1.12. Medidas de comprimento, perímetros e áreas.

Unidade 3 - Aspectos do processo de aprendizagem

3.1. O conceito de erro;
3.2. A subjetividade na observação;
3.3. A subjetividade na representação;
3.4. As experiências do aprendiz;
3.5. A troca de experiências entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem;
3.6. Limites e interesses individuais dos aprendizes;
3.7. A autoregulação e a regulação pelo grupo;
3.8. Aprendizagem x desenvolvimento histórico do conhecimento matemático.

Unidade 4 - Aspectos do processo de ensino

4.1. Planejamento de atividades;
4.2. Experimentação de estratégias;
4.3. Regulação do processo de ensino;
4.4. Avaliação da aprendizagem.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOYER, C. História da matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974;
  • CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. São Paulo: Ed. Vozes, 1982;
  • CARRAHER, Terezinha Nunes (org.). Aprender pensando. Recife: SEC/UFPe, 1985;
  • CARRAHER, Terezinha N., SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez, na escola zero. 10. ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141;
  • CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990;
  • D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade a ação. Campinas: Editora UNICAMP, 1986;
  • DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W. Lógica e jogos lógicos. Col. Os primeiros passos em matemática - Vol. 1. (Trad. de Oclide José Dotto, rev. E adapt. De Ormil Alves Pilatti). São Paulo: Ed. Herder, 1969;
  • DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Exploração do espaço e prática de medição. Col. Os primeiros passos em matemática – Vol 3. (Trad. de Oclide José Dotto) São Paulo: Ed. Herder, 1969;
  • GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora UFPR, 1992. 105p. KOTHE, Siegfried. Pensar é divertido. São Paulo: E.P.U., 1970;
  • LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988;
  • LIMA, Elon Lages. Medida em geometria. Coleção do professor de matemática. Sociedade Brasileira de Matemática;
  • LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes médicas, 1988;
  • LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade; uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1987;
  • PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre, 1995;
  • PIMENTA, Selma Garrido & GONÇALVES, Carlos Luiz. Revendo o ensino de 2º grau; propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990;
  • SINGER, Naomi E. & Miller, Matthew J. Atividades educacionais I. Trad. de Marta Malvezzi Leal. São Paulo: Madras Ed. Ltda, 2002;
  • ZERMIANI, Vilma J. Álgebra; brincando, redescobrindo, compreendendo. Blumenau: Editora da FURB, 1987.

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