Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III
CÓDIGO
0100258
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos de modelos experimentais de ensino de Matemática do Ensino Médio. Construção e adaptação de diferentes materiais e métodos de ensino de Matemática. Experimentação de diferentes estratégias de ensino de matemática em grupos especiais de alunos. Elaboração de relatórios sobre os experimentos.

Objetivos

Objetivo Geral:

O aluno deverá manusear, criar, confeccionar, analisar e avaliar materiais concretos utilizados no ensino da matemática;
Realizar pesquisa bibliográfica referente a materiais pedagógicos que envolvem a construção do conhecimento matemático;
Desenvolver atividades de laboratório de matemática.

Conteúdo Programático

Unidade 1 - Estratégias para se levarem estudantes do Nível Médio de Ensino à construção de conceitos matemáticos, a representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas. Os tópicos a serem explorados serão conteúdos referentes aos currículos do Ensino Médio definidos em conjunto com os alunos das disciplinas de acordo com os interesses destes.

Unidade 2 - Questionamentos sobre o ensino de matemática

2.1. Os problemas no ensino de matemática;
2.2. As dificuldades e a importância de ensinar matemática;
2.3. Os conteúdos e as estratégias de ensino-aprendizagem;
2.4. A interdisciplinaridade;
2.5. Ser professor de matemática.

Unidade 3 - Aspectos do processo de ensino

3.1. Planejamento de atividades;
3.2. Experimentação de estratégias;
3.3. Regulação do processo de ensino;
3.4. Avaliação da aprendizagem.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LIMA, E. L. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: IMPA;
  • MOREIRA, M. A. e SILVEIRA, F. L. Instrumento de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. Ed. EDIPUCRS;
  • BROUGERE, G. Jogo e Educação. Ed. ARTMED;
  • TENREIRO-VIEIRA, C. e VIEIRA, R. Promover o Pensamento Crítico dos Alunos. Ed. Porto;
  • PONTE J. P, BROCADO, J e OLIVEIRA, H. Investigações matemática em Sala de Aula. Ed. Autêntica;
  • DIENES, Z. P. e GOLDING, E. W. Conjuntos, Números e Potências. Ed EPU;
  • DIENES, Z. P. e GOLDING, E. W. Exploração do Espaço. Ed EPU;
  • BECKER, F. Educação e Construção do Conhecimento. Ed. ARTMED;
  • BRETTAS, Luiz Alberto. Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática. Tese de Doutorado em Mídia e Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC. Florianópolis, 2005;
  • MENEZES, L. Matemática, Linguagem e Comunicação. Millenium on-line. Vol. 20. Outubro de 2000;
  • . Disponível em Maio de 2005;
  • Vasconcelos,C. CV. Ensino-Aprendizagem da Matemática: Velhos problemas, Novos desafios. Millenium on-line. Vol. 20. Outubro de 2000. . Disponível em Maio de 2005;
  • Silva, A. e Martins, S. Falar de Matemática Hoje é... Millenium on-line. Vol. 20. Outubro de 2000. . Disponível em Maio de 2005.
  • CUNHA, M. H. Dilemas e Dificuldades de Professores de Matemática. Millenium on-line. Vol. 20. Outubro de 2000. . Disponível em Maio de 2005;
  • PROVIDÊNCIA, N.B. e Providencia, J M. H. “McDonaldizar” A Matemática da Geração Nintendo? Millenium on-line. Vol. 24. Outubro de 2001. . Disponível em Maio de 2005. Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC.

Página gerada em 26/04/2024 20:52:24 (consulta levou 0.111735s)