Nome da Disciplina
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II
CÓDIGO
1320324
Carga Horária
85 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Produção da leitura e da escritura no ensino fundamental e médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer aos alunos condições que lhes permitam:
• analisar e discutir distintos aspectos linguísticos relativos ao desenvolvimento de uma boa competência comunicativa, a qual está vinculada à possibilidade de o aprendiz de língua ser capaz de produzir e compreender textos de diferentes categorias;
• compreender que um dos fatores mais importantes no ensino de língua é a possibilidade de as pessoas saberem produzir e compreender textos de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa;
• refletir acerca da importância de o futuro professor de língua materna ter um conhecimento mais estruturado, científico e profundo sobre como a língua é constituída e sobre como ela funciona enquanto instrumento de comunicação com uma dimensão social e histórica.

Conteúdo Programático

Ensino de português na escola. Reflexão sobre a prática da aula de português. Unidades básicas do ensino de português: prática de leitura de textos; prática de produção de textos; prática de análise linguística. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Transposição didática dos PCNs: novas formas de leitura e escrita.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
  • ELIAS, Vanda Maria (Org.). Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2014. 251 p.
  • FRANCHI, Egle. E as crianças eram difíceis: a redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1993, 2002. 244 p.

Bibliografia Complementar:

  • BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. 3ª ed. junho de 2009.
  • GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. 136 p.
  • GUEDES, P.C. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola, 2009.
  • NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola?: Norma e uso da língua portuguesa . 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
  • SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos no ensino médio. São Paulo: Editora Parábola, 2012.

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