Nome da Atividade
FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II
CÓDIGO
0020021
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fisiologia do Aparelho Cardiovascular e Sangue; Fisiologia do Aparelho Respiratório;; Fisiologia do Aparelho Urinário; Fisiologia do Sistema Endócrino; Fisiologia da Reprodução. Fisiologia das gl. Endócrinas: sistema hipotálamo-hipofisário, tireóide, suprarenal,paratireóide e pâncreas. Fisiologia das gônadas e reprodução nos animais. Fisiologia cardiovascular: aspectos elétricos e mecânicos da função cardíaca, circulação nas artérias, veias, capilares e suas regulações. Edema. Fisiologia respiratória: mecânica respiratória e sua regulação. Fisiologia renal e da micção: funcionamento dos rins e sua regulação, equilíbrio ácido-base.

Objetivos

Objetivo Geral:


Objetivo geral
Os princípios da Fisiologia Celular constituem um conjunto de temas recorrentes e interligados, sendo assim, estes uma vez percebidos poderão ser aplicados e integrados ao funcionamento de cada sistema orgânico. Entendendo que a Medicina Veterinária exige, dos que a ela se dedicam a um estudo que deve durar toda a vida, já que a ciência está sempre em contínuo progresso e evolução, objetiva-se na Fisiologia , como na Universidade moderna, um ensino não apenas restrito à transmissão do conhecimento atual e contemporâneo, mas preocupado sobretudo, com a educação e motivação do estudante, para quer se sinta estimulado e capaz de buscar, continuamente, o aprendizado de novos conhecimentos ao longo de sua vida profissional.

Objetivos específicos
A disciplina de Fisiologia dos Animais Domésticos II tem por objetivo aprofundar os conhecimentos nos sistemas alvo, visando amadurecer a idéia da grande importância da Fisiologia para o desempenho eficiente de qualquer profissional da área. Com isto, pretende estimular o estudo de acordo com a área escolhida dentro da Medicina Veterinária.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Página gerada em 28/03/2024 16:50:59 (consulta levou 0.053615s)