Nome da Atividade
LITERATURA E HISTÓRIA
CÓDIGO
1320046
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
SEMIPRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Aproximações interdisciplinares entre História e Literatura. A escrita da História e a escrita da ficção. O Romance
Histórico e a Metaficção Historiográfica.
Histórico e a Metaficção Historiográfica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar as principais questões teóricas a respeito da convergência entre os discursos histórico e literário.Conteúdo Programático
Convergências e divergências entre o discurso histórico e o literário.
Panorama das relações entre a Literatura e a História: da concepção aristotélica às teorias pós-modernas
O Romance Histórico e a Metaficção Historiográfica
Análise de textos literários sob a perspectiva historicista.
Panorama das relações entre a Literatura e a História: da concepção aristotélica às teorias pós-modernas
O Romance Histórico e a Metaficção Historiográfica
Análise de textos literários sob a perspectiva historicista.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARISTÓTELES. Poética.
- BURKE, Peter. A escrita da história. São Paulo: EDUSP, 1992.
- CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
Bibliografia Complementar:
- CHARTIER, Roger. Inscrever & apagar: cultura escrita e literatura. São Paulo: UNESP, 2007.
- ESTEVES, Antonio. O romance histórico brasileiro contemporâneo. São Paulo: UNESP, 2010.
- GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
- HUTCHEON, Linda. Poética do pós-moderno. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
- LIMA, Luiz Costa. História, ficção, literatura. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
- PESAVENTO, Sandra (org.). Leituras cruzadas: diálogos da história com a literatura. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
- WHITE, Hayden. Tópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: EDUSP, 1994.