1. Conteúdos gerais
1.1. Propósitos e estilos variados de leitura: global, detalhada e seletiva;
1.2 Diferentes tipos de micro-habilidades/estratégias de leitura:
1.2.1 Reconhecimento de vocabulário familiar, palavras centrais, funções comunicativas e ideias principais de textos, bem como da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e ao leitor;
1.2.2 Interpretação de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, pronomes, etc.), sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas elípticas, bem como do sentido de certos padrões de ordem de palavras e dos elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções nas relações inter e intrasentenciais;
1.2.3 Antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso;
1.2.4 Uso dos contextos linguístico e cultural para a compreensão de vocabulário não-familiar;
1.2.5 Identificação de detalhes específicos;
1.2.6 Distinção entre ideias principais e secundárias e
1.2.7Inferência quanto à ideias e informações não explícitas e em relação ao contexto do discurso fundamentado em conhecimento de mundo e em referências culturais específicas.
2. Conteúdos específicos
2.1 Apresentação da língua alemã: os casos (nominativo, acusativo, dativo e genitivo), as classes de palavras declináveis e não-declináveis e noções básicas de fonética;
2.2 Aprofundamento de estruturas e vocabulário básicos: formação de palavras, nomes, artigos, pronomes pessoais, possessivos e interrogativos, números ordinais e cardinais, adjetivos, preposições e conjunções de uso mais frequente, objeto do acusativo e dativo, genitivo, orações simples (afirmativa, negativa, interrogativa e negativa) e introdução à oração subordinada e
2.3 Conjugação de verbos regulares, irregulares e separáveis (presente do indicativo, imperativo e pretérito perfeito, pretérito imperfeito e futuro) e verbos modais (presente do indicativo e pretérito imperfeito), voz passiva e voz ativa.