Nome da Atividade
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
CÓDIGO
1400001
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina enfoca o conceito de tecnologia e as relações entre desenvolvimento tecnológico e social. A partir disso, reflete-se sobre a ação humana e os conhecimentos envolvidos no processo histórico das transformações tecnológicas, bem como a influência das tecnologias utilizadas no cotidiano. Também aborda-se a presença das diferentes tecnologias no meio acadêmico e profissional, enfocando o acesso aos artefatos tecnológicos e a sua utilização nos diferentes contextos sociais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Trabalhar os conceitos de Ciência e Tecnologia, bem como a sua relação com a formação das
civilizações e as transformações sociais, a partir do incentivo a atitudes formativas do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico e da pesquisa científica na prática profissional.

Conteúdo Programático

Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade;
Conceito de Tecnologia; Introdução à definição de Ciência;
Conhecimento Científico e Senso Comum;
Tecnologias da Informação e da Comunicação;
Desenvolvimento da Ciência e sua relação com a Sociedade;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
  • JARDIM, Alex Fabiano Correia et al.Iniciação Científica.Apostila da Universidade Estadual deMontes Claros, Minas Gerais, o Instituto Federal Rio Grande do Norte, Curso de Graduação emLetras Espanhol, 1º Período - Modalidade a Distância. (Apostila Disponível para download noSistema da Universidade Aberta do Brasil)
  • LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.
  • PELLANDA, Eduardo Campos. Comunicação móvel: das potencialidades aos usos e aplicações. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, Set. 2008. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1727-1.pdf SCHOR, Tatiana. Reflexões sobre a imbricação entre ciência, tecnologia e sociedade. Scientiae Studia. São Paulo, vol.5, n.3, p. 337-367, 2007. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ss/v5n3/a03v5n3.pdf
  • WILLIAMS, Trevor I. História das Invenções: do Machado de Pedra às Tecnologias da Informação. Belo Horizonte: Gutemberg, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • FONSECA, Antonio Angelo Martins da; O`NEILL, Maria Mônica. A Revolução Tecnológica e Informacional e o Renascimento das Redes . Revista de Geociências, Niterói, v. 2, n. 2, p. 26–35, jan./dez, 2001. Disponível em: www.territorios.uneb.br/publicacoes/pdf/revol_centifica_tec_redes.pdf.
  • KLÜVER, Lars; EINSIEDEL, Edna F. Participação pública em Ciência e Tecnologia: influenciar nas decisões e, sobretudo, manter a sociedade informada e engajada . História, Ciência, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.12, n.2, maio/ago, 2005. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702005000200013&lng=pt&nrm=iso
  • VILARINHO, Vilma da Silva; ALENCAR, Marlivan Moraes de. Celular: a potência da comunicação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, Set., 2009. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2654-1.pdf
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

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