Nome da Disciplina
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
1010263
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo de algumas das principais abordagens teóricas referentes ao processo de ensino e aprendizagem; análise da relação professor/aluno destacando a importância da fundamentação teórica para a prática docente e demonstrando a relação indissolúvel entre o ato pedagógico e o contexto social, político e econômico no qual ele se insere.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar aspectos psicológicos – evolutivos, cognitivos e afetivos – disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais de sua futura prática profissional. A abordagem desses aspectos psicológicos será realizada a partir de sua interface com as outras áreas de conhecimentos, historicamente contextualizadas.

 

Objetivos Específicos:

- Conhecer e analisar alguns pressupostos das principais teorias da Aprendizagem e sua influência no fazer pedagógico; - Reconhecer as contribuições da Psicologia da Educação para a formação docente; - Promover a reflexão sobre os principais processos de aquisição do conhecimento; - Incentivar a autonomia, a cooperação e o senso crítico através da pesquisa. - Desenvolver expressão oral e escrita;

Conteúdo Programático

UNIDADE I - Psicologia e Aprendizagem 1.1 Contextualização Histórica da Psicologia da Educação no Brasil 1.2 Conceitos de aprendizagem 1.3 Aprendizagem como objeto de estudo da Psicologia UNIDADE II – Teorias psicológicas da aprendizagem 2.1 Associacionistas (comportamentalistas) 2.2 Cognitivistas (construtivistas) 2.3 Sócio- histórica (sócio – interacionista) UNIDADE III – Relação da Pedagogia com a Psicologia da Aprendizagem 3.1 Dificuldades de Aprendizagem 3.2 O papel da escola 3.3 A atitude face ao "aprender a aprender” 4. UNIDADE IV – Avaliação Somativa

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOCK, Ana M. Bahia et AL. Psicologias – uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2001
  • CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 37 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
  • MOREIRA, Marco Antonio. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Epu, 1999.
  • PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
  • SALVADOR, César Coll. Psicologia do ensino. Trad. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000

Bibliografia Complementar:

  • FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da aprendizagem. 10 ed. São Paulo: Ática, 2001.
  • JOSÉ, Elisabete da Assunção. Problemas de aprendizagem. 12 ed. São Paulo: Ática, 2008.
  • NEWCOMBE, Nora. Desenvolvimento Infantil: abordagem de Mussen; trad. Cláudia Buchweitz. 8ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Página gerada em 23/10/2019 15:22:06 (consulta levou 0.090913s)