Nome da Disciplina
DIREÇÃO I
CÓDIGO
0110187
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Os grandes diretores de cinema e suas escolhas no campo estético audiovisual. O papel do diretor de cinema enquanto autor. A tomada de decisão do diretor no projeto visual de um filme.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos as atribuições do diretor de cinema enquanto comunicador e autor.

 

Objetivos Específicos:

Enriquecer o repertório dos estudantes, apresentando o trabalho de diretores do cinema nacional e internacional e refletindo sobre as escolhas estéticas e técnicas feitas em seus filmes;
Relacionar textos de diretores de cinema com os filmes por eles realizados. Desenvolver a sensibilidade e o lado artístico e autoral de cada estudante;
Desenvolver a prática cinematográfica, com ênfase na direção.

Conteúdo Programático

Arte e Estética
As atribuições do diretor de cinema e suas decisões no projeto visual da obra
Repertório – conhecendo o trabalho dos grandes diretores de cinema do mundo. Prática cinematográfica, com ênfase na direção (foco na decupagem e nas escolhas visuais)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COMPARATO, Doc. Roteiro – arte e técnica de escrever para cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Nórdica, 1983. Número de Chamada: 791 C737r 3 (BCS) EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Jorge Zahar, 2002. Número de Chamada: 791.4301 E494s (BCS) FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007. ISBN: 8575035932 MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo:Brasiliense, 1990. Número de Chamada: 791.43014 M379l (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • COSTA, Antônio. Compreender o Cinema. São Paulo. Rio de Janeiro, Globo, 1987. GERBASE, Carlos. Direção de Atores. Porto Alegre:Artes e Ofícios, 2003. LUMET, Sidney. Fazendo Filmes. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 MARNER. Terence. A Direção Cinematográfica. Lisboa:Martins Fontes,sd. MURCH, Walter. Num Piscar de Olhos- a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004 LABAKI, Amir e MOURÃO, Maria Dora (orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosacnaify, 2001. MELEIRO, Alessandra. Cinema no mundo: indústria, política e mercado. Volume II: América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2007. ___. Cinema no mundo: indústria, política e mercado. Volume V: Europa. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

Página gerada em 15/12/2018 23:28:22 (consulta levou 0.079698s)