Nome da Disciplina
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
CÓDIGO
1320323
Carga Horária
85 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Produção da leitura e da escritura no ensino fundamental e médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ampliar os conhecimentos do aluno acerca da grande contribuição da Linguística moderna para o professor - um conhecimento mais estruturado, científico e profundo sobre como a língua é constituída e sobre como ela funciona enquanto instrumento de comunicação com uma dimensão social e histórica.

 

Objetivos Específicos:

Oferecer aos alunos condições que lhes permitam:
- compreender que o domínio do conhecimento linguístico – uma formação em Linguística - pode auxiliar o futuro professor de língua materna;
- perceber que o desenvolvimento de uma boa competência comunicativa está vinculado à possibilidade de o aprendiz de língua ser capaz de produzir e compreender textos de diferentes categorias;
- concluir que um dos fatores mais importantes no ensino de língua é a possibilidade de as pessoas saberem produzir e compreender textos de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa.

Conteúdo Programático

Ensino de português na escola. Reflexão sobre a prática da aula de português. Unidades básicas do ensino de português: prática de leitura de textos; prática de produção de textos; prática de análise linguística. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Transposição didática dos PCNs: novas formas de leitura e escrita.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
  • DIONÍSIO, A.P. et al. (Orgs.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
  • KLEIMAN, Angela B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos das escolas. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: ensino fundamental e médio. Brasília, MEC/SEF, 1998/1999.
  • NEVES, M. H. de Moura. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
  • ROJO, Rosane (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC, 2002.
  • TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2003.

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