Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE DIPLOMAÇÃO
CÓDIGO
0120070
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
A, P (pendente), R,
I

Ementa

Estudo de normas e exigências relativas à proposta e ao trabalho a ser desenvolvido no Trabalho Final de Graduação. Elaboração da proposta, com definição das áreas de interesse e problemas de pesquisa, definição da bibliografia, teoria ou estudos sobre o problema a ser examinado. Determinação dos referenciais teóricos e métodos de abordagem com sua correspondente explicitação, assim como de procedimentos de pesquisa, ou de elaboração de proposta projetual. Antecipação de resultados, conclusões. Identificação da relevância do tema. Definição do cronograma de trabalho. As propostas projetuais deverão atingir um patamar de decisões compatível com um estudo preliminar, de acordo com a Norma Brasileira 13532, Elaboração de projetos de edificações – arquitetura, de novembro de 1995.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

MÓDULO A:
1. Estudo sobre o processo projetual arquitetônico e urbanístico – como os conteúdos da “realidade” podem ser processados pelos sistemas arquitetônicos e urbanísticos para se chegar a propostas viáveis; elaboração de programas de necessidades e técnicas de interpretação de programas no nível projetual. Nesse módulo serão trabalhados textos específicos abrangendo as abordagens mais importantes dessa dimensão profissional. Exercícios de lançamento de propostas nas diferentes escalas a serem trabalhadas pelos alunos.
2. Orientações para coleta de informações e levantamentos, assim como pesquisas especiais que servirão de apoio ao desenvolvimento da proposta.
MÓDULO B: Análise de projetos referenciais e sua inclusão na metodologia de projeto.
1. Elaboração de sistema de interpretação da realidade construindo seus princípios a partir de soluções bem sucedidas da tradição da profissão de arquiteto urbanista.
2. Construção de justificativas e demonstrações de decisões arquitetônicas e urbanísticas em projetos, também a partir de exemplos bem sucedidos. Análise tipológica acompanhada de exercícios específicos. Exercícios de concepção projetual (idéia, percepção, usos, sistemas e discursos) encaminhando conceitos e decisões de projeto a antecipações projetuais (devidamente normatizadas), conforme o tema.
MÓDULO C: lançamento de propostas (arquitetônicas ou urbanísticas) utilizando técnicas convencionais de representação e maquetes de papelão/cartolina.
MÓDULO D: tematização e elaboração do trabalho final que vai ser avaliado na banca. Elaboração de apresentações em Power Point ®, cartaz (banner) e outras complementações ao relatório que se fizerem necessárias.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAKER, Geoffrey. Análisis de la forma: urbanismo y arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili; 1991.
  • CHING, Francis D. K. Arquitectura: forma, espacio y orden. México: Gustavo Gili; 1985.
  • HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes; 1996.
  • JANTZEN, Sylvio A. Dick. Exercícios de projeto. Pequeno caderno de orientação para a prática de atelier. Pelotas, 2000. (apostila; colaboração de Augusto Carvalhal da Silva).
  • ——————. Caderno dois de orientação para Seminário de Diplomação. Versão FULL. Fabulosa Utilitária Lídima Louvada. Pelotas, 2003. (apostila)
  • JANTZEN, Sylvio A. D.; SILVEIRA JÚNIOR, Antônio C. P.; FERNANDES, Gabriel S. É possível (aprender e ensinar a) projetar. Pelotas: Universitária UFPel; 2009.
  • SILVA, Elvan. Uma introdução ao projeto arquitetônico. 2 ed. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS; 1998.

Página gerada em 26/04/2024 09:52:31 (consulta levou 0.084275s)