Nome da Atividade
CULTIVOS SEM SOLO
CÓDIGO
0218124
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo dos fundamentos e princípios básicos dos sistemas de cultivo, das características e propriedades dos substratos, da fertilização, desenho, formulação, monitoramento e manejo de soluções nutritivas, da irrigação e do manejo das plantas em cultivo sem solo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudo aprofundado dos princípios e técnicas adotadas na produção e pesquisa dos cultivos sem solo, que permitam desenvolver a capacidade do aluno para adotar e manejar sistemas de cultivo, métodos de propagação, sistemas de condução e práticas culturais, assim como para formular e manejar soluções nutritivas adequadas às espécies de hortaliças e plantas ornamentais de maior relevância nos sistemas de cultivo sem solo.

Conteúdo Programático

1) Introdução aos cultivos sem solo: Histórico, conceitos, vantagens e desvantagens,

2)Sistemas de cultivo sem solo: Classificação; bases e princípios; características, aeração e manejo dos principais sistemas de cultivo sem solo (Gericke, NFT, Aeroponia, cultivo em substrato)

3) Fertilização: Formas de absorção e transporte dos íons nutrientes; fontes de fornecimento dos diferentes nutrientes; desenho da solução nutritiva; equilíbrio iônico e parâmetros de ajuste da solução nutritiva (medidas e controle); formulação da solução nutritiva; exercícios de desenho e formulação de soluções nutritivas.

4) Substratos: Conceito; características e propriedades; características do substrato ideal; classificação; materiais e acondicionadores; sistemas abertos e fechados; formas de acondicionamento (recipientes e envoltórios); estimativa da capacidade de retenção de água; determinação do volume necessário de substrato; reutilização dos materiais.

5) Produção de mudas: Objetivos; semeadura; substratos e recipientes; sistemas de produção; solução nutritiva; cuidados no transplante.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDRIOLO, J.L. Fisiologia das culturas protegidas. Santa Maria: Ed. UFSM, 1999, 142 p.
  • ANDRIOLO, J.L. & PEIL, R.M.N. Sistemas Especiais de Produção. In: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Porto Alegre: CQFS- RS/SC, 2016. p: 287-290.
  • COOPER, A. J. The ABC of NFT. Grower Books (Edit.), London. 181 pp. 1979.
  • RAMPAZZO, E.F. et al. Cultivo do morangueiro em substrato. Curitiba: SENAR-PR, 2016. 112p.
  • RESH, H. M. Hydroponic Food Production. Woodbridge Press Publishing Co. 3d. ed. Santa Barbara, California. 1982.

Bibliografia Complementar:

  • BURRAGE, S.W. Nutrient Film Technique in protected cultivation. Acta Hortic., 323:23-38. 1992.
  • MORAES, C.A.G. de & FURLANI, P.R. Cultivo de hortaliças de fruto em hidroponia em ambiente protegido. Informe Agrop., 20 (200-201): 105-113. 1999.
  • SCHWARZ, M. Soilless culture management. B.L. McNeal, F. Tardieu, H. Van Keulen (Edits.). Springer-Verlag, 197 pp. 1995.
  • STEIJN, B. Training course on soilless cultivation of vegetables. 79p. 1995.
  • Peil, Roberta M.N.; SIGNORINI, C. B.; PERÍN, L. Cultivo em calhas com substrato e recirculação do drenado: uma alternativa econômica e de baixo impacto ambiental In: Diversificação e aprimoramento no cultivo hidropônico.1 ed.Florianópolis: Tribo da Ilha, 2021, v.1, p. 121-139.

Página gerada em 27/02/2024 09:36:14 (consulta levou 0.070089s)