Nome da Disciplina
DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO
CÓDIGO
1440013
Carga Horária
34 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O cenário de distribuição e exibição do espaço audiovisual brasileiro e suas interpelações institucionais e tecnológicas. Prospecção do desenvolvimento profissional do estudante.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos a realidade das etapas da cadeia do cinema - distribuição e exibição - abordando suas peculiaridades.

 

Objetivos Específicos:

Apresentar aos estudantes as peculiaridades da cadeia do cinema. Abordar o mercado audiovisual brasileiro e latino-americano. Apresentar as diversas possibilidades de distribuição de produtos audiovisuais no mercado. Apresentar os conceitos de P&A, Market Share, Revenue Share, entre outros. Elencar e analisar os diversos produtos da campanha publicitária específica para cinema. Refletir sobre as janelas tradicionais – sala de cinema, DVD e televisão (aberta e a cabo), festivais, cineclubes e internet. Analisar as mudanças surgidas com as tecnologias digitais, no que se refere a exibição de filmes. Pesquisar leis de incentivo, fundos e a regulamentação para as etapas de distribuição e exibição no Brasil. Estimular os acadêmicos a criarem veículos de divulgação de seus filmes. Estimular os estudantes para a distribuição expandida de seus filmes. Refletir sobre a formação de público para cinematografia nacional e o papel dos diretores na distribuição.


Conteúdo Programático

1. A cadeia do cinema depois da produção: distribuição e exibição
2. O mercado audiovisual brasileiro e latino-americano: problemáticas, economia e sociedade
3. As possibilidades de distribuição de produtos audiovisuais no mercado
4. Conceitos específicos: P&A, Market Share, Revenue Share, entre outros.
5. A campanha publicitária específica para cinema
6. Janelas de Exibição: sala de cinema, DVD e televisão (aberta e a cabo), festivais, cineclubes e internet.
7. Tecnologias digitais na exibição de filmes
8. Regulamentação para as etapas de distribuição e exibição no Brasil.
9. A distribuição alternativa
10. Formação de público para o cinema nacional

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GARCÍA CANCLINI, Néstor.   Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização.   4. ed. Rio de Janeiro : UFRJ, 2001. (BCS - 306.4/C215C/4.ED., 10 exemplares) DIAS, Adriana e SOUZA, Letícia de. Film business: o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. (BCS - 791.4302 F487 2010, 3 exemplares) SILVA, Hadija Chalupe da.   O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional.   São Paulo: Ecofalante, 2010. (BCS - 791.4 S586f, 1 exemplar)

Bibliografia Complementar:

  • JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Rio de Janeiro: Editora Aleph, 2008. (BCS - 302.230973 J52c 2.ed., 3 exemplares) MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado. São Paulo: Esculturas Editora, 2007. (BCS - 791.43 C574, 12 exemplares) RIBEIRO, Darcy. As Américas e a civilização: formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. 584 p. (BCS - 306 R484a 4. ed., 4 exemplares). SILVA, João Guilherme Barone Reis e.  Comunicação e indústria audiovisual:  cenários tecnológicos & institucionais do cinema brasileiro na década de 1990. Sulina: Porto Alegre, 2009.  (BCS - 791.437 S586c 2009, 3 exemplares)

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