Nome da Atividade
PRÁTICA DE ENSINO II
CÓDIGO
06560155
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Realizar a interpretação das normas e dos conceitos, metodologias e práticas de ensino em
Ciências Sociais para aplicação em regência de classe. As atividades de regência deverão ser
desenvolvidas a partir da construção de planos de aula presenciais e EAD, com base nos temas
transversais do currículo escolar como: Diversidade Cultural, Sustentabilidade do meio ambiente,
História e Cultura Afro-brasileira, Juventude e etc.
Ciências Sociais para aplicação em regência de classe. As atividades de regência deverão ser
desenvolvidas a partir da construção de planos de aula presenciais e EAD, com base nos temas
transversais do currículo escolar como: Diversidade Cultural, Sustentabilidade do meio ambiente,
História e Cultura Afro-brasileira, Juventude e etc.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo GeralPropiciar a iniciação dos alunos em atividades de planejamento e desenvolvimento de contéudos relacionados aos temas: diversidade cultural, direitos humanos, sustentabilidade ambiental, história e cultura afro-brasileira.
Objetivos Específicos
a) Realizar todas as etapas do planejamento docente;
b) Utilizar-se dos temas: diversidade cultural, sustentabilidade e meio ambiente e direitos humanos
e cultura afro-brasileira para o preparo de planos de aula
c) Execução, em sala, do plano de aula construído
d) Reflexão crítica sobre sua própria prática docente
Conteúdo Programático
Unidade I: Planejamento e seus tipos. Fundamento dos direitos humanos, ética, educação e direitos humanos. O significado e as consequências da Declaração Universal de 1948.
Unidade II: A escola como espaço de socialização da cultura em direitos humanos. Diversidade cultural: etnia, etnicidade, etnocentrismo, diversidade de gênero, de raça. Alteridade, tolerância e respeito.
Unidade III: Exercendo a docência: espaços para o desenvolvimento dos planos de aula construídos durante o desenvolvimento da disciplina de Prática de Ensino. Seminário para avaliação e replanejamento dos temas trabalhados nos planejamentos. As horas práticas serão utilizadas para atividades de pesquisa e elaboração dos planos de aula. Os planos estruturados serão reapresentados e discutidos nos encontros teóricos.
Unidade II: A escola como espaço de socialização da cultura em direitos humanos. Diversidade cultural: etnia, etnicidade, etnocentrismo, diversidade de gênero, de raça. Alteridade, tolerância e respeito.
Unidade III: Exercendo a docência: espaços para o desenvolvimento dos planos de aula construídos durante o desenvolvimento da disciplina de Prática de Ensino. Seminário para avaliação e replanejamento dos temas trabalhados nos planejamentos. As horas práticas serão utilizadas para atividades de pesquisa e elaboração dos planos de aula. Os planos estruturados serão reapresentados e discutidos nos encontros teóricos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, LTC, 2004.
- LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991, 2006. 261 p. (Coleção magistério 2. grau. Série formação do professor).
- CRAVEIRO, Clélia Brandão Alvarenga; MEDEIROS, Simone (org.). Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica: diversidade e inclusão. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2013.
- ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro, Jandaíra, 2021. 255p. (Feminismos plurais).
- SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
Bibliografia Complementar:
- ANACHE, Alexandra Ayach; OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento (org.). Da educação especial à educação na diversidade: escolarização, práticas e processos. Campo Grande: UFMS, 2010.
- CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 5. ed. Campinas: Papirus, 1995.
- GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia critica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
- LOURENÇO, Érica. Conceitos e práticas para refletir a educação inclusiva. Ouro Preto: Autêntica, 2010. 85p. (Série Cadernos da Diversidade).
- PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital a escola educativa. Porto Alegre Penso 2015. (recurso online)
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 40 | 20 |
Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno) Horários
|
VÉRA LÚCIA DOS SANTOS SCHWARZ Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRÁTICA DE ENSINO II | Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno) |