Nome da Atividade
OFICINA DE ENSINO EM FILOSOFIA
CÓDIGO
06730074
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Histórico do Ensino de Filosofia no Brasil. As relações de
ensino-aprendizagem de Filosofia nas Escolas de Ensino
Médio. A ação pedagógica do professor no ensino e na
aprendizagem da filosofia. A transposição didática dos
conteúdos filosóficos fundamentais para a Educação Básica.
Metodologia da filosofia como produto e como processo.
Avaliação e discussão das práticas pedagógicas e da
articulação interdisciplina.
ensino-aprendizagem de Filosofia nas Escolas de Ensino
Médio. A ação pedagógica do professor no ensino e na
aprendizagem da filosofia. A transposição didática dos
conteúdos filosóficos fundamentais para a Educação Básica.
Metodologia da filosofia como produto e como processo.
Avaliação e discussão das práticas pedagógicas e da
articulação interdisciplina.
Objectives
Objetivo Geral:
▪ Promover a integração e a articulação dos conteúdosadquiridos na formação acadêmica com as atividades
de ensino da filosofia;
▪ Refletir sobre a experiência como docente, propiciando
o desenvolvimento de uma ação pedagógica coerente,
a partir do conhecimento da realidade da escola e do
seu contexto cultural;
▪ Propiciar a transposição didática dos conteúdos
básicos de filosofia para o Ensino Fundamental e
Médio;
▪ Analisar e discutir os programas de Filosofia do Ensino
Médio das escolas da região
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBOSA, Evandro; COSTA, Thaís Christina. Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia. Pelotas: NEPFil online, 2015. IDE, Pascal. A arte de pensar. São Paulo, Martins Fontes: 2000. XAVIER, Rejane. Ciência e Justificação. Pelotas: NEPFil online, 2015.
Bibliografia Complementar:
- ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio. Ambigüidades e contradições na LDB. Campinas: Ed. Autores Associados, 2002. ARANHA, Maria L. de A. & MARTINS, Maria H. P. Temas de Filosofia. 2. Ed. São Paulo, Moderna, 1998. ARANHA, Maria L. de ª & MARTINS, Maria H. P. Filosofando. 61 Introdução à filosofia. 3. Ed. São Paulo, Moderna, 2003. ARANTES, Paulo et alii. A filosofia e seu ensino. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 1996. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. São Paulo: Atual Editora, 2004. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1995.
- ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio. Ambigüidades e contradições na LDB. Campinas: Ed. Autores Associados, 2002. ARANHA, Maria L. de A. & MARTINS, Maria H. P. Temas de Filosofia. 2. Ed. São Paulo, Moderna, 1998. ARANHA, Maria L. de ª & MARTINS, Maria H. P. Filosofando. 61 Introdução à filosofia. 3. Ed. São Paulo, Moderna, 2003. ARANTES, Paulo et alii. A filosofia e seu ensino. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 1996. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. São Paulo: Atual Editora, 2004. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1995.