Nome da Atividade
DIDÁTICA DE FILOSOFIA
CÓDIGO
06730080
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Discussão e investigação sobre o sistema educacional e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia. Construção textual sobre o ensino da Filosofia no contexto da educação atual. Pressupostos teóricos da didática de Filosofia. Instrumentalização para o ensino e para a aprendizagem da filosofia.
Avaliação e discussão das práticas pedagógicas e da articulação interdisciplinar.
Avaliação e discussão das práticas pedagógicas e da articulação interdisciplinar.
Objectives
Objetivo Geral:
▪ Analisar o material didático – principalmente livros didáticos – de filosofia para o Ensino Médio;▪ Refletir sobre o processo do ensino-aprendizagem em Filosofia;
▪ Reunir e investigar os planos de aula de Filosofia, desenvolvidos nas escolas, tendo em vista sua contextualização interdisciplinar.
Conteúdo Programático
▪ As tendências pedagógicas e sua importância no processo de ensino-aprendizagem em Filosofia;
▪ Pressupostos teóricos da didática de Filosofia;
▪ A transposição didática de temas e questões de Ética, Bioética Política e Cidadania;
▪ Importância e sentido da Filosofia nos Currículos da Educação Básica;
▪ Instrumentalização para o ensino e para a aprendizagem da filosofia;
▪ Atividades/exercício de aprofundamento;
▪ Abordagem temática X Abordagem histórica?
▪ A elaboração de planos de aula;
▪ Avaliação;
▪ Pressupostos teóricos da didática de Filosofia;
▪ A transposição didática de temas e questões de Ética, Bioética Política e Cidadania;
▪ Importância e sentido da Filosofia nos Currículos da Educação Básica;
▪ Instrumentalização para o ensino e para a aprendizagem da filosofia;
▪ Atividades/exercício de aprofundamento;
▪ Abordagem temática X Abordagem histórica?
▪ A elaboração de planos de aula;
▪ Avaliação;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1995. CHAUÍ, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2002. CORDI, Cassiano et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000.