Resumo
PROFESSORA no ENSINO SUPERIOR, CLASSE ADJUNTA na Universidade Federal de Pelotas, empossada em 20 de de março de 2013. ATUALMENTE NA ESEF- Escola Superior de Educação Física, aAtuando principalmente na Licenciatura e Bacharelado. Foi Coordenador Geral do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM entre os anos de 2014 a 2016. DOUTORA em Educação/PUCRS, com Tese de título: OFICINAS PEDAGÓGICAS DE TRABALHO COOPERATIVO: UMA PROPOSTA DE MOTIVAÇÃO DOCENTE, defendida em 17 de janeiro de 2012. MESTRE em Educação/PUCRS com pesquisa realizada na EJA: RELATOS SIGNIFICATIVOS DE PROFESSORES E ALUNOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUA AUTO-IMAGEM E AUTO-ESTIMA, defendida em 3 janeiro de 2007. Especialista em Educação Infantil (FAPA) e Licenciada em Educação Física (ESEF-IPA). Participou como pesquisadora no Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, PROMOT (Processos Motivacionais em Contextos Educativos). Foi docente convidada, no Curso de Especialização em Psicopedagogia da PUCRS, na disciplina aprendizagem do jovem e do adulto de 2008 a 2012. Foi professora de Educação Física em toda a Educação Básica, na rede privada e pública (estadual e municipal) em Porto Alegre, RS, de 1987 à 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: processos motivacionais, Educação Continuada, bem-estar de professores, oficinas pedagógicas, educação física e educação infantil, educação, vida adulta e planejamento pedagógico, jogos cooperativos. Defende uma Educação Humanista, que respeita a pessoa humana em suas potencialidades, habilidades e possibilidade de desenvolvimento ao longo da vida. Nisso, entender e aceitar o ser humano em constante construção e aprendizagem requer um entendimento de todas as vivências anteriores de cada indivíduo.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012)
Mestrado em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007)
Especialização em Educação Infantil (Faculdade Porto-Alegrense, 2002)
Graduação em Licenc. Plena em Educ. Física e Técnica Desportiva (Centro Universitário Metodista, 1986)
Áreas de atuação
Educação - Educação
Educação Física
Educação - Ensino-Aprendizagem
Educação - Desenvolvimento da Pessoa Saúde e Educação
Educação - Educação de Jovens e Adultos
Educação - Processos Motivacionais
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Ensino | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Transposição didática e o ensino de sociologia | 26/02/2018 | 31/12/2019 | 2 | |
Grupo de Interlocução Pedagógica ESEF/UFPel: práticas de compartilhamento e (re)construção de saberes | 01/07/2021 | 31/12/2024 | 5 | |
Programa de Residência Pedagógica da UFPel | 09/03/2020 | 31/10/2022 | 8 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Compreensão de si mesmo, do outro e da sociedade em que vivemos: por um trabalho de integridade, valores, vivências e auxílio educativo na atenção a crianças do Instituto Nossa Senhora da Conceição | 01/03/2017 | 31/03/2028 | 8 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023/2 | T1 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA Horários
| 18+0 | ABI - Educação Física (área básica de ingresso) | ||||||
2023/2 | T1 | ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA Horários
| 18+0 | ABI - Educação Física (área básica de ingresso) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.