Nome da Atividade
EXPRESSÃO VOCAL II
CÓDIGO
05000277
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Exploração prática da expressividade vocal a partir de monólogo, diálogo, canto e outras sonoridades não verbais. Elaboração de roteiros de exercícios e aquecimentos vocais visando sua aplicação em sala de aula.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Aprofundar a experimentação vocal, ampliando a consciência dos aspectos psicofísicos envolvidos;- Provocar e desafiar ao uso inusitado da voz, rompendo padrões vocais fixos;
- Ampliar as possibilidades expressivas da voz, através dos ressonadores e de energias arquetípicas; criação e mimese de vozes diferentes;
- Exercitar a composição vocal e corporal a partir de um texto escolhido;
- Exercitar diferentes processos de integração do texto na ação físico-vocal do performer;
- Exercitar o planejamento e a condução de sequências de exercícios, de aquecimento e práticas vocais, com a turma, em sala de aula.
Conteúdo Programático
- Respiração: aquecimento corporal e respiração completa, respiração como elemento expressivo;
- Corpo energético e vibratório, impulsos físicos para a voz, ressonância e irradiação;
- Apropriação de estrutura física para a voz, com desenvolvimento de repertório de vozes, nos diferentes ressonadores;
- Experimentações e relações usando a totalidade corpo-voz, sons não verbais, fala improvisada;
- Técnicas do canto: afinação, melodia, ritmo, altura, intensidade e projeção;
- Composição de partitura de ações físicas, corporais e vocais, com ênfase no processo de sua integração, a partir do texto escolhido.
- Conhecimento e análise de situações pedagógicas: aulas simuladas, estudos de caso, relatos de professores, produção de material pedagógico etc.
- Corpo energético e vibratório, impulsos físicos para a voz, ressonância e irradiação;
- Apropriação de estrutura física para a voz, com desenvolvimento de repertório de vozes, nos diferentes ressonadores;
- Experimentações e relações usando a totalidade corpo-voz, sons não verbais, fala improvisada;
- Técnicas do canto: afinação, melodia, ritmo, altura, intensidade e projeção;
- Composição de partitura de ações físicas, corporais e vocais, com ênfase no processo de sua integração, a partir do texto escolhido.
- Conhecimento e análise de situações pedagógicas: aulas simuladas, estudos de caso, relatos de professores, produção de material pedagógico etc.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALEIXO, Fernando. Vocabulário poético do ator. Campinas: UNICAMP, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284705 . Acesso em 06 out. 2020.
- CARVALHO, Letícia. Um canto que é escuta: uma investigação da unidade corpo/voz no ator que canta. Rio de janeiro: UNIRIO, 2014. Disponível em: http://www.repositoriobc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11198/Let%C3%ADcia%20Carvalho.pdf?sequence=1 Acesso em 06 out. 2020.
- MARTINS, Janaína T. A integração corpo-voz na arte do ator: a função da voz na cena, a preparação vocal orgânica, o processo de criação vocal. Florianópolis: UDESC, 2004. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/handle/tede/1209. Acesso em 06 out. 2020.
Bibliografia Complementar:
- DORDETE, Daiane. Possível cartografia para um corpo vocal queer em performance. Florianópolis: UDESC, 2015. Disponível em: http://200.19.105.198/handle/tede/530 Acesso em 06 out. 2020.
- GROTOWSKI, J. & FLASZEN, L. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski: 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2010.
- MONTENEGRO, Mônica. O corpooral: concepções e prática. Uma abordagem de trabalho de voz para o ator. São Paulo: USP, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19092019-162137/en.php . Acesso em 06 out. 2020.
- STEIN, Moira. Corpo e palavra: organicidade e ritualização da fala em práticas formativas do ator contemporâneo. Florianópolis: UDESC, 2006. Disponível em: http://tede.udesc.br/handle/tede/1212. Acesso em 06 out. 2020.
- VARGENS, Meran. O exercício da expressão vocal para o alcance da verdade cênica: construção de uma proposta metodológica para a formação do ator ou A voz articulada pelo coração. Salvador: UFBA, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27388/1/Tese%20Meran%20Vargens.pdf . Acesso em 06 out. 2020.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2024 / 2 | 20 | 15 |
Teatro (Licenciatura) Horários
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MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN Professor responsável pela turma |