Resumo
Atriz e pesquisadora. Professora Adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Doutora em Teoria da Literatura pelo programa de Pós-Graduação em Letras, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tese intitulada: "Palavra encena ato em canto; palavra em cena, ato encanto: uma leitura da poética da Cia. Teatro Balagan em Prometheus - a tragédia do fogo". Mestre em Teoria da Literatura, pelo PPGL, PUCRS (2009). Dissertação intitulada: "Lucrécia Borgia: um drama no oceano de Victor Hugo". Especialista em Teoria do Teatro Contemporâneo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002): "Meyerhold e a formação de um novo ator". Possui Graduação em Artes Cênicas, Bacharelado em Interpretação Teatral pela UFRGS (1994). Foi professora do Departamento de Artes Cênicas - Instituto de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000-2001, 2004-2005). Como atriz, atuou em espetáculos como: "A fonte", direção e adaptação de Luiz Arthur Nunes; "Escurial", de Michel de Guelderode, direção de Maria Thaís Lima Santos; "Um homem é um homem", de Bertold Brecht, direção de Irene Britzke; "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo, direção de Adriane Mottola; "As núpcias de Teodora" e "A ronda do lobo", de Ivo Bender, direção de Décio Antunes; entre outras. Adaptou, atuou e dirigiu e o espetáculo "Pantagruel" (1993/94) - resultado do projeto ?A Bufonaria no Realismo Grotesco de Rabelais"; atuou e fez assistência de direção de Roberto Oliveira em "O Barão das árvores", de Ítalo Calvino (1998); dirigiu o espetáculo Danke (2004/2005/2012). É coordenadora do Projeto de Extensão Núcleo de Teatro UFPEL, compreendendo ação de Ensino Núcleo de estudo do trabalho do ator/atriz e ação de Pesquisa Núcleo de treinamento e processos de criação teatral. Faz parte do Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte.
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017)
Mestrado em Programa de Pòs-Graduação em Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009)
Especialização em Teoria do Teatro Contemporâneo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001)
Graduação em Artes Cênicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1994)
Graduação em Artes Plásticas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Em andamento)
Graduação em ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES (Universidade de São Paulo, Em andamento)
Áreas de atuação
Teatro - Interpretação Teatral
Artes - Teatro
Artes - Artes Cênicas
Teatro - Direção Teatral
Artes - Teorias do teatro
Letras - Teoria Literária
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Gênero e teatro: processos artístico-sociológicos | 27/05/2019 | 18/12/2020 | 8 | |
O fazer teatral e a transposição didática: travessia como lugar da experiência | 31/07/2020 | 31/08/2022 | 20 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI | 24/04/2017 | 21/08/2028 | 25 | |
Coral UFPel | 28/04/2017 | 07/01/2028 | 50 | |
Coral UFPel | 28/04/2017 | 07/01/2028 | ||
Mostras de Teatro UFPel | 05/05/2023 | 05/05/2025 | 14 | |
Eventos e ações do Programa Andorinha | 14/02/2024 | 31/12/2024 | 8 | |
Núcleo de Teatro da UFPELCOORDENADOR DO PROJETO | 08/01/2020 | 24/11/2024 | 8 | |
IV SIMPÓSIO DE GÊNERO E DIVERSIDADE DA UFPEL | 13/11/2023 | 31/12/2023 | 20 | |
Núcleo de Teatro da UFPEL | 06/05/2019 | 07/01/2020 | 8 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Congresso dos Projetos Unificados do Centro de Artes | 04/06/2023 | 31/08/2023 | 2 | |
VIII Seminário de estágios do Curso de Teatro da UFPel | 08/11/2021 | 13/11/2021 | 3 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | M1 | EXPRESSÃO CORPORAL II Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | M2 | EXPRESSÃO CORPORAL II Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | M1 | PRÁTICAS DE ATUAÇÃO IV Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M1 | EXPRESSÃO CORPORAL I Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M1 | PRÁTICAS DE ATUAÇÃO I Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M1 | EXPRESSÃO VOCAL I Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M2 | PRÁTICAS DE ATUAÇÃO II Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | P1 | MONTAGEM TEATRAL II Horários
| 0+108 | Teatro (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | T2 | PROJETO EM TEATRO II (TCC II) | 36+0 | Teatro (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.