Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO VII
CÓDIGO
05001311
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina, na sua dimensão pedagógica, deve discutir questões didáticopedagógicas
sobre o ensino da música através do instrumento harmônico; e propiciar
ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a capacidade de pesquisar e desenvolver
seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos:
Piano
Habilitar o aluno a se expressar musicalmente através do piano e solidificar
conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do curso.
Violão
Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução técnicoinstrumental
ao violão. Realizar trabalho teórico opcional sobre o universo violonístico
do
Classicismo e Romantismo. Desenvolver leitura musical. Realizar trabalho prático de
repertório.
sobre o ensino da música através do instrumento harmônico; e propiciar
ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a capacidade de pesquisar e desenvolver
seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos:
Piano
Habilitar o aluno a se expressar musicalmente através do piano e solidificar
conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do curso.
Violão
Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução técnicoinstrumental
ao violão. Realizar trabalho teórico opcional sobre o universo violonístico
do
Classicismo e Romantismo. Desenvolver leitura musical. Realizar trabalho prático de
repertório.
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVOS GERAISPiano
Solidificar a prática musical dos alunos ao piano possibilitando a vivência de vários
campos de atuação do músico através do piano.
Violão
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão, compreendendo e
apropriando-se cada vez mais do discurso musical.
Conteúdo Programático
Peças do repertório pianístico
Técnica do peso de braço
Técnica digital
Harmonização de melodias
Preparação para apresentação musical
Técnica do peso de braço
Técnica digital
Harmonização de melodias
Preparação para apresentação musical
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GIOSA, Rosana. Método de Arranjo para Piano Popular: Harmonia e Aplicação em Repertório. Vol.1,2,3. São Paulo: Editora Som & Arte, 1995. BARCELÓ, Ricarco e BARANZANO, Eduardo. Fernando Sor: Método para Guitarra. LEONARD, Hal. The Romantic Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000.
Bibliografia Complementar:
- MONTANDON, Isabel. Aula de piano e ensino de música: análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves. Dissertação de Mestrado, UFRGS, 1992. 119 SOUZA, Jusamara. Aspectos metodológicos na formação didática do professor de instrumento. In.: Anais Simpósio Paranaense De Educação Musical, 3. Londrina: 1994. CHIANTORE, Luca. Historia de La Técnica Pianística. Madrid: Editora Alianza Música, 2001. FERNANDEZ, Eduardo. Técnica, Mecanismo, Aprendizaje: Una Investigación Sobre Llegar aser Guitarrista. 1 ed. Montevideo, Uruguay. ART Ediciones, 2000. PIRES, Jr. Construção e Função de Exercícios Integrados na Execução Violonística. Porto Alegre: UFRGS, 1998. Dissertação, Instituto de Artes Departamento de Música, Universidade do Rio Grande do Sul.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTO HARMÔNICO VII | Música (Licenciatura) |