Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO VII
CÓDIGO
05001311
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina, na sua dimensão pedagógica, deve discutir questões didáticopedagógicas
sobre o ensino da música através do instrumento harmônico; e propiciar
ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a capacidade de pesquisar e desenvolver
seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos:
Piano
Habilitar o aluno a se expressar musicalmente através do piano e solidificar
conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do curso.
Violão
Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução técnicoinstrumental
ao violão. Realizar trabalho teórico opcional sobre o universo violonístico
do
Classicismo e Romantismo. Desenvolver leitura musical. Realizar trabalho prático de
repertório.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVOS GERAIS
Piano
Solidificar a prática musical dos alunos ao piano possibilitando a vivência de vários
campos de atuação do músico através do piano.
Violão
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão, compreendendo e
apropriando-se cada vez mais do discurso musical.

Conteúdo Programático

Peças do repertório pianístico
Técnica do peso de braço
Técnica digital
Harmonização de melodias
Preparação para apresentação musical

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GIOSA, Rosana. Método de Arranjo para Piano Popular: Harmonia e Aplicação em Repertório. Vol.1,2,3. São Paulo: Editora Som & Arte, 1995. BARCELÓ, Ricarco e BARANZANO, Eduardo. Fernando Sor: Método para Guitarra. LEONARD, Hal. The Romantic Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • MONTANDON, Isabel. Aula de piano e ensino de música: análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves. Dissertação de Mestrado, UFRGS, 1992. 119 SOUZA, Jusamara. Aspectos metodológicos na formação didática do professor de instrumento. In.: Anais Simpósio Paranaense De Educação Musical, 3. Londrina: 1994. CHIANTORE, Luca. Historia de La Técnica Pianística. Madrid: Editora Alianza Música, 2001. FERNANDEZ, Eduardo. Técnica, Mecanismo, Aprendizaje: Una Investigación Sobre Llegar aser Guitarrista. 1 ed. Montevideo, Uruguay. ART Ediciones, 2000. PIRES, Jr. Construção e Função de Exercícios Integrados na Execução Violonística. Porto Alegre: UFRGS, 1998. Dissertação, Instituto de Artes Departamento de Música, Universidade do Rio Grande do Sul.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INSTRUMENTO HARMÔNICO VII Música (Licenciatura)

Página gerada em 14/11/2024 23:11:13 (consulta levou 0,273404s)