Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III
CÓDIGO
05001458
Carga Horária
135 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
9
CRÉDITOS
9
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Vivências de situações práticas de ensino de teatro na educação infantil e/ou no ensino fundamental em escola de ensino regular. Regência de classe. Elaboração de planos de ensino, planos de aula e relatório final.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Vivenciar a profissão docente através de situações práticas de ensino de teatro na educação infantil e/ou no ensino fundamental em escola de ensino regular;- Elaborar propostas de intervenções, plano de ensino e planos de aula;
- Acompanhar aulas de Teatro (Arte) nas escolas da educação infantil e/ou no ensino fundamental;
- Estudar a(s) infância(s) e a(s) adolescência(s) na contemporaneidade;
- Ministrar aulas de Teatro na educação básica com supervisão da escola e orientação da universidade;
- Refletir criticamente sobre as observações e intervenções realizadas na escola para trabalho escrito.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FERREIRA, Taís; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.
- JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2010.
- SOUZA, Luiz Fernando de. Um palco para o conto de fadas: uma experiência teatral com crianças pequenas. Porto Alegre: Mediação, 2008.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 30 jun. 2022.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
- KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achiame, 1984.
- PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2015.
- STOKOE, Patricia; HARF, Ruth. Expressão corporal na pré escola. São Paulo: Summus, 1987.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | Teatro (Licenciatura) |