Nome da Atividade
				CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADES
				CÓDIGO
				05001631
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Corpo, Espaço e Visualidades. Performance, ambiente e identidade: pluralidade e diversidade. Propostas artístico-pedagógicas a partir de linguagens artísticas em torno das visualidades. A Dança como instrumento de Educação Ambiental. Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Problematizar a condição de corpo em sua relação com o espaço, refletindo sobre os diferentes condicionantes que orientam a co-dependência sujeito-ambiente. Articular diferentes linguagens artísticas com a dança (performance, teatro, artes visuais, cinema,música), percebendo as relações destas entre si e com o ambiente, a partir da perspectiva das visualidades. Entender o papel da dança na escola como instrumento de Educação Ambiental, relacionando-o com a Política Nacional de Educação Ambiental, conforme
dispositivos que regem a Lei nº 9.795/1999 e o Decreto nº 4.281/2002. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2005.
 - MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
 - MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 115 p.
 
Bibliografia Complementar:
- ARAÚJO, Christiane. A Dança na disciplina de Arte: transposição entre as linguagens artísticas. Campo Grande: Life, 2021. 303 p.
 - LEI Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 30/09/ 2022.
 - FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
 - HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
 - NEVES, Neide. Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Cortez, 2008. 111 p. ISBN 9788524914157.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M1 | 2025 / 2 | 30 | 17 | 
Dança (Licenciatura) Todos Os Cursos  Horários 					
  | 
					
MARIA FONSECA FALKEMBACH Professor responsável pela turma  | 
				
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADE | Dança (Licenciatura) |