Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇA PARA A TELA I
CÓDIGO
05001654
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Dança e tecnologias audiovisuais. Dança e Cibercultura. Videodança, Cinedança, Docudança, Social Media Dance, Social Network Dance. Arte e tecnologia na contemporaneidade. As possibilidades de criação em dança e novas mídias. O processo de criação envolvendo corpo e tecnologia.. Corpo, espaço e temporalidade na Cibercultura. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer e introduzir os principais conceitos associados à produção e compreensão das diferentes Danças para a Tela na Cibercultura. Compreender as caracterizações do corpo tecnológico dançante e suas potencialidades audiovisuais. Estimular a reflexão acerca das
práticas da Dança para a Tela e as experiências corporais, temporais e espaciais mediadas pelas tecnologias. Compreender e refletir sobre as principais composições de Dança para a Tela, sua estrutura, organização e dinâmicas peculiares. Relacionar as dimensões de
pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 264p. (Coleção Trans).
  • DANÇA EM FOCO, v.1 : dança e tecnologia / curadores: Paulo Caldas e Leonel Brum; tradução: Carla Branco... [et al.]. - Rio de Janeiro : Instituto Telemar, 2006. Disponível em: http://dancaemfoco.com.br/2006-2/
  • MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 115 p.

Bibliografia Complementar:

  • GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2006. 150 p.
  • PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. 323 p.
  • CERBINO, B.; MENDONÇA, L. Considerações sobre as relações entre autoria, dança, cinema e videodança | Considerations on the relationship between authorship, dance, film and videodance. Liinc em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, 2011. DOI: 10.18617/liinc.v7i2.435. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3321 .
  • SANTOS, Eleonora Campos da Motta; CASTRO, Daniela Llopart. 1ª Mostra gaúcha de dança para tela. 2021. Disponível em: file:///C:/Users/FAMILIARS/Downloads/MGDT_Final_09092021_P%C3%A1ginas%20Individuais_VF%201.pdf
  • SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006. 234 p.

Página gerada em 22/12/2024 03:51:04 (consulta levou 0,068769s)