Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370173
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Discussão epistemológica: da ciência às ciências. Conhecimento, senso comum e crenças. Verdade e pós-verdade. Epistemologias na/da Educação Física. Produção do conhecimento no campo da Educação Física.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender criticamente as conexões entre Educação Física e as ciências na contemporaneidade.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2003.
- GOMES, Ivan Marcelo; QUINTÃO DE ALMEIDA, Felipe; VELOZO, Emerson Luís. (Org.). Epistemologia, ensino e crítica – desafios contemporâneos para a Educação Física. 1ed. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013.
- GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (Orgs.). Dicionário crítico de educação física. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: UNIJUÍ, 2014.
- PAVIANI, Jayme. Epistemologia prática. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2009.
- REZER, Ricardo. Educação física na educação superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica. Chapecó, SC: Argos, 2014.
Bibliografia Complementar:
- BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Emancipação e diferença na educação: uma leitura com Bauman. Campinas: Autores Associados, 2006. 192 p.
- FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Epistemologia e prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 30, maio de 2009.
- GAMBOA, Silvio Sánchez. Epistemologia da educação física: as inter-relações necessárias. Maceió: UFAL, 2007.
- REZER, Ricardo. A epistemologia nos cursos de educação física: experiências e desafios (o contexto da UNOCHAPECO). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, p. 189-204, 2014.
- REZER, Ricardo. Conhecimento, prática pedagógica e Educação Física: aproximações com o campo da didática... Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3., p. 803-814, jul./set. de 2015.
- REZER, Ricardo. Conhecimento, verdade, epistemologias: aproximações introdutórias. Texto didático para uso em sala de aula. Chapecó, 2019.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M2 | 2024 / 2 | 50 | 32 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Educação Física (Licenciatura) Horários
|
RICARDO REZER Professor responsável pela turma |
||||||
M1 | 2024 / 2 | 50 | 50 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Horários
|
RICARDO REZER Professor responsável pela turma |