Nome da Atividade
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370178
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo crítico-reflexivo sobre cultura, corpo, esporte e educação física na perspectiva antropológica. Considerações introdutórias sobre a produção de conhecimento, ciência e suas relações com o desenvolvimento da humanidade e das sociedades modernas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Propiciar ao estudante o conhecimento do desenvolvimento da humanidade e do objeto geral da Educação Física na perspectiva antropológica.Oportunizar ao estudante o acesso e o uso dos saberes do campo da antropologia na interpretação das práticas corporais na Educação Física.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2010.
- MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Ubu, 2017.
- WACQUANT, L. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. Tradução Ângela Ramalho, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
Bibliografia Complementar:
- ALAIN, C. História do corpo - Vol. 2: Da Revolução à Grande Guerra. RJ: Vozes, 2011.
- ARASSE, D. (Org.). História do corpo - Vol. 1: Da Renascença às luzes. RJ: Vozes, 2008.
- COURTINE, J. (Org.). História do corpo - Vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. RJ: Vozes, 2011.
- MAUSS, M. As técnicas corporais. In: Sociologia e antropologia, SP: EPV/EDUSP, 1974.
- RIAL, C. “Porque todos os ‘rebeldes’ falam português”: a circulação de jogadores brasileiros/sul-americanos na Europa, ontem e hoje. Antropologia em primeira mão, n.110, p. 1-22, 2009.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 50 | 20 |
ABI - Educação Física (Licenciatura - Noturno) Horários
|
LUIZ CARLOS RIGO Professor responsável pela turma |