Nome da Atividade
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13380122
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Contextualização do trabalho docente no campo da Educação Física. Desenvolvimento de saberes didático-pedagógicos e pensamento crítico para trabalhar com a Educação Física nos diferentes espaços. Planejamento e Planos de Ensino/Trabalho/Aula/Treino. Estudo dos diferentes elementos que compõem os Planos. Métodos, técnicas e estilos de ensino.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender o trabalho docente no campo da Educação Física, desenvolvendo o pensamento crítico e capacitando os/as acadêmicos(as) nas ações que envolvem o planejamento, desenvolvimento e avaliação, considerando a interação entre objetivos, conteúdos, métodos, recursos e processos avaliativos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBOSA, Claudio Luis de Alvarenga. Educação física e didática: Um diálogo possível e necessário. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
- BRACHT, V.; CAPARROZ, F. E. O tempo e o lugar de uma Didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Campinas, Autores Associados, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007. Disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/53/61
- LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013. RESENDE, H.G. de; ROSAS, A. da S. Metodologias de ensino em educação física: os estilos de ensino segundo Mosston e Ashworth. In: FERREIRA, E.L. Atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência. Mogi das Cruzes/SP: CBDCR, 2011. p. 101-196.
- TENROLLER; C.A.; MERINO, E. Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas: Ed. ULBRA, 2006.
Bibliografia Complementar:
- GOZZI, M.C.T.; RUETE. H.M. Identificando estilos de ensino em aulas de educação física em segmentos não escolares. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2006, 5(1):117-134. Disponível em: https://joaomfjorge.files.wordpress.com/2016/05/espectro-de-estilos-de-ensino.pdf
- NASCIMENTO, J. V. Escala de auto-percepção de competência profissional em educação física e desportos. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 13(1): 5-21, jan./jun. 1999.
- FRIZZO; G.; CORRÊA, M.R.D. (Orgs). Educação Física e o enfrentamento às opressões [recurso eletrônico]. Pelotas: Editora da UFPel, 2021.
- VAGO, T.M., LARA, L.M., MOLINA NETO, V. (org.). Educação Física e Ciências do esporte no tempo presente: desmonte dos processos democráticos, desvalorização da ciência, da educação e ações em defesa da vida. Maringá: Eduem, 2021. 2045 kb ; ePUB.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 50 | 32 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Educação Física (Licenciatura) Horários
|
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 50 | 43 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Horários
|
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA Professor responsável pela turma |