Nome da Atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
CÓDIGO
13380132
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Identificar as questões de mudança de estilo de vida, compreender a necessidade da atividade física na vida do deficiente. Identificar as necessidades dos deficientes em seus aspectos físicos, sociais e educacionais. Conhecer os diferentes tipos de deficiências e transtornos. Discutir sobre as ações governamentais, refletir sobre o papel de futuro profissional de Educação Física junto ao deficiente. Vivenciar situações concretas de ensino/aprendizagem nos diversos locais que se realizam atividades Físicas. Discutir e vivenciar o esporte adaptado e paralímpico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Caracterização da pessoa com deficiência. Introdução à atividade física adaptada e o processo inclusivo atual, na escola e em outros ambientes da prática de atividades física e esportivas. Tipos de deficiência e Transtorno do Espectro Autista. Benefícios e intervenções na promoção da atividade física e saúde, estilo de vida e qualidade de vida (aspectos individuais, culturais e ambientais). Mensuração de atividade física. Futuro da Educação Física adaptada.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CPB. Manual de esportes paralímpicos do Comitê Paralímpico Brasileiro. 2022 Em: https://bit.ly/35J4jvv
  • JOSEPH, P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo, Manole. 2002.
  • CASTRO, E. M. Atividade física adaptada. São Paulo, TECMED. 2006.
  • PEDRINELLI, V. J. et al. Educação Física e desporto para pessoas portadoras de deficiência. Brasília: MEC/ SEDES/SESI/ DN, 1994.

Bibliografia Complementar:

  • BONFIM, R. Vi. Educação Física e a criança com Síndrome de Down: algumas considerações. Sprint. Rio de Janeiro: 32–39, 1996.
  • FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às idéias de Feurstein. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
  • WERNER, T. Tendências da formação para Educação Física Adaptada abordagem, icônica ou da singularidade? in: COSTA, V. L. M. (Org.) Formação profissional universitária em Educação Física. Rio de Janeiro: Gama Filho, 285-315, 1997.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 100 67 ABI - Educação Física (área básica de ingresso)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
THABATA VIVIANE BRANDAO GOMES
Professor responsável pela turma

Página gerada em 14/11/2024 23:45:15 (consulta levou 0,069737s)