Nome da Atividade
ENGENHARIA DE SOFTWARE I
CÓDIGO
22000189
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Visão geral e princípios fundamentais da Engenharia de Software. Ciclo de vida de software e seus vários estágios. Processo de Software. Modelos de processo de software. Engenharia de requisitos. Análise e de projeto de software. Padrões de Projeto. Teste de software.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina tem como objetivo geral, habilitar o estudante a visualizar o processo de desenvolvimento de software, de forma ampla, o que inclui o caminho deste os requisitos até a entrega do software. Para alcançar este objetivo, a disciplina apresenta conceitos básicos da Engenharia de Software, como Software, processo de Software e os modelos de processo de desenvolvimento. Além disso, a disciplina abordará as etapas de análise de requisitos e de análise e projeto de software, discutindo modelos usados nestas etapas, bem como padrões usados na construção do software. Além disso, a disciplina abordará técnicas de Teste de Software.

Conteúdo Programático

1. Introdução à Engenharia de Software
• Conceitos e princípios básicos
• Ciclo de Vida do Software
2. Modelos de Processo de Software
• Modelo Cascata
• Modelo Evolucionário
• Prototipação
• Modelo Espiral
• Modelo Baseado em Componentes
• Métodos Formais
3. Engenharia de Requisitos
• Conceito de Requisitos
• Tipos de Requisitos
• Processo de Engenharia de Requisitos
4. Análise e Projeto de Software Orientado a Objetos
• Revisão de Conceitos de Orientação a Objetos
• Modelagem de Software Orientado a Objetos
– Introdução à linguagem UML
– Principais diagramas da UML
5. Projeto Baseado em Padrões
• Introdução aos Padrões de Projeto
• Padrões de Projeto
6. Teste de Software
• Fundamentos do Teste de Software
• Estratégias de Teste de Software
• Técnicas para definição de casos de teste
• Teste de Software Orientado a Objetos
• Ferramentas de Teste
7. Processo Unificado
• Visão Geral
• Workflow de Requisitos
• Workflow de Análise
• Workflow de Projeto
• Workflow de Implementação
• Workflow de Teste

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9 ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  • PRESSMAN, R. S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7a Edição. Porto Alegre: AMGH, 2011. 780 p.
  • RUMBAUGH, J. BRAHA, M. Modelagem e Projetos Baseados em objetos com UML2. Campus, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 537 p.
  • WAZLAWICK, R. S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação orientados a objetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
  • BOOCH, G. RUMBAUGH, J. JACOBSON, I. UML: guia do usuário. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
  • MEDEIROS, E. Desenvolvendo software com UML 2.0: definitivo. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004.
  • SCOTT, K. O Processo Unificado Explicado. Bookman, 2003.
  • PAGE-JONES, M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 41 41 Ciência da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENGENHARIA DE SOFTWARE I Ciência da Computação (Bacharelado)
ENGENHARIA DE SOFTWARE I Engenharia de Computação (Bacharelado)

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