Nome do Curso / Conceitos (*)
Enade (2021)4CPC (2021)3
Nível / Grau
Graduación / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
3900
Código e-MEC
15002
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/111121111110
PAVE 2025/211121111110
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/120315141540
SISU 2025/21941541539
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela resolução 05 de 1992.
Curso reconhecido pela Portaria nº 2.159 de 22/12/2000. Publicada no D.O.U. de 28/12/2000.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 153 de 21/06/2023. Publicada na Seção 1, página 210 do D.O.U. de 22/06/2023.

Contextualização

Objetivos

O currículo do curso de Ciência da Computação foi concebido com a certeza de que uma formação plural e completa não deve restringir-se apenas aos aspectos técnicos. A formação do aluno deve ser suficientemente ampla, permitindo que o mesmo, além de se tornar um profissional extremamente qualificado, possa perceber com clareza qual é o seu papel na sociedade que o cerca. Entende-se que a formação do aluno deve ser construída com um currículo bastante flexível, para que o aluno tenha a oportunidade de optar livremente sob qual será a sua ênfase. Esta formação também deve ser suficientemente interdisciplinar, para que o aluno seja capaz de relacionar os diversos conhecimentos que está adquirindo e, desta forma, perceber a relevância destes conhecimentos para o seu futuro. Assim, o objetivo geral do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação é preparar profissionais de nível superior capacitados a: construir e definir formalmente os conceitos fundamentais da computação; resolver eficientemente problemas da área computacional; propor métodos e métricas de avaliação para o processo de desenvolvimento de sistemas computacionais; utilizar e desenvolver tecnologias avançadas da área de computação; e interagir com as demais áreas de conhecimento na orientação sobre a melhor aplicação destas tecnologias. Para atingir os objetivos propostos e permitir que o egresso possa se adaptar facilmente aos seus anseios profissionais e a um mercado de trabalho de constantes e aceleradas transformações, os princípios pedagógicos do Curso, em articulação com os diversos aspectos constituintes deste Projeto, estão centrados em oportunizar ao estudante uma formação generalista, fundamentada nos alicerces do conhecimento existente na área, sem comprometer-se com as especificidades das variantes mercadológicas dos paradigmas tecnológicos, mas mantendo-os em constante contato com o estado-da-arte na Ciência da Computação. A estrutura curricular oferecida pelo Curso envolve conhecimentos de Matemática, Aspectos Teóricos da Computação, Arquitetura e Organização de Computadores, Microeletrônica e Nanotecnologia, Linguagens de Programação, Estruturas de Dados, Sistemas Operacionais, Compiladores, Redes de Computadores, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Bancos de Dados, Inteligência Artificial, Pesquisa Operacional, Sociologia, Filosofia, dentre outros. Para permitir aos acadêmicos direcionarem de forma mais específica a sua formação o Curso oferece uma lista de disciplinas optativas de abrangência diversificada. A formação plena baseia-se na realização das disciplinas obrigatórias, na escolha de uma série de disciplinas optativas e no aproveitamento de atividades complementares e livres. Esta formação culmina com o desenvolvimento de um trabalho final de conclusão do curso, cujo resultado deve ser apresentado na forma de uma monografia e de uma defesa pública. Com o objetivo de proporcionar uma formação ampla e consistente, são oferecidas, no currículo, disciplinas de cunho humano e profissional, que discutem ética profissional, sociologia, método científico, filosofia, legislação em informática, entre outras. O Curso estimula os acadêmicos a participarem de diversas atividades para a consolidação e complementação de conhecimentos pela participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, em eventos científicos, entre outras atividades que são avaliadas e, se aprovadas, contam como carga horária curricular em Atividade Complementar ou Livres. Deste modo, o aluno pode flexibilizar a sua formação realizando atividades alternativas que são relevantes para a sua formação. A duração recomendada para o Curso é definida justamente para priorizar a formação completa do aluno, incluindo as disciplinas obrigatórias e optativas, sem sobrecargas, e reservando tempo para as Atividades Complementares e Livres. A distribuição de disciplinas nos semestres é realizada de forma a permitir, também, que o aluno opte por uma redução na duração de sua formação até o limite mínimo previsto nas diretrizes curriculares.

Perfil do Egresso

Competências e habilidades

Espera-se que os egressos do Curso:
• Possuam sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que os capacitem a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de computação e de sistemas embarcados, gerar conhecimento científico e inovação e que os incentivem a estender suas competências à medida que a área se desenvolva;
• Possuam visão global e interdisciplinar de sistemas e entendam que esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação;
• Conheçam a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção e análise;
• Conheçam os fundamentos teóricos da área de Computação e como eles influenciam a prática profissional;
• Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de sistemas de computação por entender que eles atingem direta ou indiretamente as pessoas e a sociedade;
• Sejam capazes de criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação;
• Reconheçam que é fundamental a inovação e a criatividade e entendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes. Além do conhecimento técnico-científico que se espera do egresso, sintatizados acima, também espera-se que estes profissionais sejam dotados: • do conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanas;
• da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
• da visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
• da capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo;
• da capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar;
• da compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;
• da capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; e,
• da capacidade de atuar em um mundo globalizado do trabalho.

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

O sistema de avaliação deve abranger duas grandes partes: desempenho do Curso e desempenho dos discentes. A avaliação deve trazer, em seus resultados, as conclusões relevantes para o aperfeiçoamento daquilo que foi o objeto da sua indagação. Será exigido sempre dos professores a sensibilidade em destacar os aspectos positivos de cada situação ou pessoa avaliada, antes de realizar a crítica do que deve ser corrigido. Além disso, o docente deverá distinguir sempre entre a pessoa e a tarefa, ou seja, uma tarefa incorreta deve ser criticada para ser corrigida, mas a pessoa quem o produziu não deve ser alvo de julgamento. Este ponto é imprescindível no processo avaliativo, pois deseja-se preservar os valores éticos da avaliação na Educação. Espera-se, assim obter os melhores resultados de todo o processo avaliativo, em termos do crescimento pessoal das pessoas envolvidas, de aperfeiçoamento da tarefa e da expansão de seus efeitos benéficos. A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem no curso de Ciência da Computação possui uma característica comum às muitas disciplinas do curso, a qual podemos descrever como sendo a necessidade de tempo para amadurecer os conteúdos desenvolvidos. Assim, o principal ponto a ser considerado na metodologia de avaliação é que esta, idealmente, propicie um desenvolvimento e amadurecimento continuado por parte do aluno. O processo de concepção da avaliação do ensino e de aprendizagem permite por um lado proporcionar ambientes diversos e distintos de aprendizagem, agilizando o processo de troca de experiências pedagógicas. Além disso, no programa de cada disciplina, devem ser especificados os critérios e as formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista que o curso oferece disciplinas tanto de caráter prático quanto teórico, e que dentre as práticas, também figuram disciplinas de trabalhos de conclusão de curso e disciplinas de desenvolvimento de sistemas computacionais (software ou hardware), o sistema de avaliação tem que ser compatível com a metodologia de desenvolvimento da referida disciplina. Por exemplo, os critérios e as formas de avaliação de uma disciplina de projeto são diferentes dos critérios de uma disciplina de trabalho de conclusão de curso e que, por conseguinte, são diferentes de uma disciplina na qual o conteúdo é desenvolvido sob uma abordagem teórica. Assim, as metodologias de avaliação devem variar de acordo com as atividades para as quais foram desenvolvidas, contemplando as atividades práticas, as teóricas e as teórico-práticas, considerando os aspectos interdisciplinares. Como estratégias de ensino-aprendizagem sugere-se o uso de aula expositiva dialogada, estudo de texto, tempestade cerebral (brainstorming), estudo dirigido, listas e fóruns de discussão eletrônicos, solução de problemas práticos, seminário, estudo de caso, workshops, entre outros. O processo de avaliação do ensino e de aprendizagem obedece às normas e aos procedimentos estabelecidos pelo Conselho Universitário. A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e acumulativo. A aprendizagem do aluno, nas disciplinas regulares constantes no currículo, será avaliada abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas. O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina. A média das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete). Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3,0 (três). O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considera-se aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame. Parte da carga horária de cada disciplina poderá ser cumprida de forma semipresencial até o limite de 20% da carga horária total. Além disso, também poderão ser ofertadas disciplinas integralmente à distância, a critério do Colegiado de Curso. O total de atividades semipresenciais não devem ultrapassar 20% (vinte por cento) da carga horária total do Curso, além de fazer uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) conforme legislação em vigor.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação do Curso se da por uma avaliação criteriosa e periódica do Projeto Político Pedagógico institucionalizado. Esta avaliação é de responsabilidade do Núcleo Docente Estruturante (NDE). A experiência de avaliação crítica e consensual é parte integrante da implantação de novas atividades pedagógicas relevantes ao processo de ensino e de aprendizagem e possibilita o diagnóstico de limites de possibilidades de melhoria deste Projeto. Sugere-se a realização da avaliação em caráter de diagnóstico, com os alunos, desde o seu ingresso no curso e durante todo o processo de aprendizagem, verificando-se as mudanças imperativas instituídas durante formação e vivência universitária. Esta avaliação possibilita, por comparação entre as diferentes avaliações, verificar a obtenção de novas habilidades por parte do aluno. Propõe-se também um processo avaliativo, por parte de pesquisa, com os Egressos do Curso, verificando a capacitação para atuação profissional pela sistemática de ensinoaprendizagem desenvolvida na UFPel. Propõe-se, ainda, a avaliação docente pela qualidade da participação em atividades do Curso, programas de educação continuada, programas de qualificação e uma forma de avaliação continuada do docente pelo discente.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Curso tem forte integração com o Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) desta Universidade. São diversos os pontos de integração. Os professores do Programa são, na sua maioria, também professores de disciplinas no Curso, permitindo que resultados de atividades realizadas na Pós-Graduação sejam levadas de forma direta às disciplinas, tendo como impacto a constante atualização das informações repassadas e compartilhadas no Curso. Os laboratórios de pesquisa do PPGC são compartilhados com os alunos da graduação que optam por se envolverem com atividades de iniciação científica. Isto dá aos alunos do Curso a oportunidade de conviverem com alunos do PPGC e envolverem-se com os trabalhos ali realizados. No PPGC realizam-se periodicamente eventos, denominados de “Seminários de Pesquisa”, onde pesquisadores externos, professores locais e alunos mestrandos apresentam seus trabalhos em andamento ou concluídos. Os alunos do Curso são incentivados a participarem destes Seminários e, aqueles envolvidos em iniciação científica, tem a oportunidade de também apresentar seus trabalhos. Adicionalmente, segundo o regimento do PPGC, os alunos mestrandos necessitam realizar atividades de docência orientada, momento em que os alunos envolvem-se em atividades de ensino. Estas atividades são, em sua maioria, aplicadas em disciplinas do Curso e realizadas sob a coordenação do professor responsável de cada disciplina, estimulando e ampliando a interação da comunidade discente da área de Computação

Acompanhamento de Egressos

O acompanhamento do egresso é uma ferramenta utilizada pelo curso de Ciência da Computação para acompanhar seu egresso durante a vida profissional. Essa ferramenta auxiliará o curso a construir indicadores referentes à demanda do mercado de trabalho, áreas em crescimento e desenvolvimento, qualidade do profissional formado no curso e eficiência e qualidade do curso. Essas informações poderão auxiliar no aperfeiçoamento do projeto pedagógico, bem como promover o aperfeiçoamento continuado no processo de avaliação do curso, a partir da percepção de necessidades do mercado de trabalho. O acompanhamento do perfil do egresso tem como objetivos: • manter o relacionamento e o vínculo do egresso com o curso; • verificar a inserção dos alunos no mercado de trabalho; • identificar o perfil do egresso; • criar ferramentas de avaliação do desempenho do egresso no mercado de trabalho; • obter informações sobre a demanda do mercado de trabalho; • montar um banco de informações dos empregadores; • obter subsídios para a adequação do projeto pedagógico do curso. O curso manterá contato com seus egressos através de cartas circulares, e-mails, eventos da área e da “homepage” do curso.

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

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