Resumo
Patrícia Jaques Maillard, bolsista de produtividade do CNPq (PQ2), é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Concluiu seu pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute, e atuou como professora visitante no Machine Learning and Data Analytics Lab da Friedrich-Alexander Universität, em Erlangen, Alemanha. Atualmente, é professora colaboradora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora visitante no Programa de Pós-graduação em Computação da UFPEL, orientando alunos de mestrado e doutorado. Sua atuação é focada em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Publicou numerosos artigos em periódicos especializados e apresentou diversos trabalhos em eventos, além de editar livros e escrever capítulos sobre Inteligência Artificial em Educação e Informática Educativa. Recebeu prêmios por seus artigos e trabalhos de pesquisa. Atuou como Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011, e coordenadora geral do DesafIE 2016. É membro do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces. Participa do comitê de programa de várias conferências renomadas, tanto nacionais quanto internacionais, nas áreas de Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva, como ITS, ACII, SBIE e SBIA. Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC entre 2011 e 2017 e, em 2024, assumiu a vice-coordenação dessa comissão. Coordenou o projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010), foi coordenadora pelo lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012) e coordenadora internacional do projeto STIC-AMSUD Empatia (2018-2019). Sua pesquisa concentra-se na Ciência da Computação, com especial interesse em Inteligência Artificial aplicada à Educação.
Formação acadêmica
Doutorado em Computação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004)
Mestrado em Ciência da Computação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1999)
Graduação em Bacharelado Em Informática (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1997)
Áreas de atuação
Sistemas de Computação - Computação Afetiva
Sistemas de Computação - Inteligência Artificial Aplicada à Educação
Sistemas de Computação - Inteligência Artificial
Sistemas de Computação - Informática na Educação
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
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Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Aprendizagem de programação por pares IA-Humano: Explorando o Potencial do ChatGPT para a aprendizagem de ProgramaçãoCOORDENADOR DO PROJETO | 25/09/2023 | 31/12/2025 | 10 | |
“Validação de sistema de gamificação, gestão e automação na nuvem para eficiência energética de edificações públicas com foco inicial em universidades” | 03/07/2023 | 30/09/2025 | ||
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
TRANSFORMA: Ações Afirmativas envolvendo Tecnologias Digitais para Inovação Social | 01/03/2023 | 01/03/2025 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
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2024/2 | 1 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO II Horários
| 68+0 | Computação (Mestrado acadêmico) Computação (Doutorado) | ||||||
2024/1 | 1 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IV Horários
| 68+0 | Computação (Mestrado acadêmico) Computação (Doutorado) | ||||||
2024/1 | T1 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO III Horários
| 36+0 | Ciência da Computação (Bacharelado) Engenharia de Computação (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | 1 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IV Horários
| 68+0 | Computação (Mestrado acadêmico) Computação (Doutorado) | ||||||
2023/2 | 2 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO II Horários
| 68+0 | Computação (Mestrado acadêmico) Computação (Doutorado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.