Nome do Projeto
TRANSFORMA: Ações Afirmativas envolvendo Tecnologias Digitais para Inovação Social
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2023 - 01/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Este projeto visa fomentar e multiplicar ativos criativos para a prática de Inovação Social. A estratégia é articular conhecimento técnico e o expertise da área de Computação com problemas do nosso cotidiano para estabelecer parcerias entre a academia, as instituições e a comunidade. Esta proposta de trabalho parte da perspectiva que compreende a inovação social e suas múltiplas dimensões: a natureza, os estímulos, os recursos e dinâmicas, os agentes e os meios inovadores e criativos. Dessa forma, será possível fomentar a manifestação de diversos tipos de inovação, como produtos, serviços, processos ou tecnologias que emergem da interação com a comunidade e para a comunidade. Para sistematizar as ações deste projeto de extensão estão previstas oficinas, treinamentos, seminários e reflexões visando buscar a construção coletiva de experiências que enfatizem a importância da multidisciplinaridade para o desenvolvimento do conhecimento. Dessa forma, o projeto tornar-se-á um ativo para os cursos envolvidos, oportunizando caminhos para os estudantes explorarem o processo de ensino-aprendizagem que promovam protagonismo neste processo. Portanto, dinâmicas integrativas que fomentem o sentimento de união e acolhimento também serão alvo do projeto. Este projeto também favorece a articulação das disciplinas dos cursos de graduação, necessidades de pesquisa às atividades de extensão. Fato que corrobora com a primeira diretriz do Plano Nacional de Extensão que diz respeito à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Um exemplo de disciplina que poderá ser favorecida com o presente projeto de extensão é a disciplina de Interação Humano Computador (presente nas estruturas curriculares dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação). Faz parte das preocupações da disciplina estimular os alunos a contribuírem na solução de problemas reais através da perspectiva do Design da Interação. Fato essencial para o processo de formação de pessoas. Além de abrir novos e reais contextos de atuação para a disciplina, ações deste projeto de extensão podem potencializar a perspectiva da comunidade, fomentar parcerias e possibilitar a realização de experimentos e pesquisas qualitativas. Dessa forma, contribuindo efetivamente para geração de conhecimento técnico e científico. Essa relação de disciplinas curriculares com ações extensionistas configuram uma grande oportunidade para que o estudante seja o protagonista de sua formação, dando mais responsabilidade, sentido e estímulo para buscar suas próprias soluções.

Objetivo Geral

Desenvolver um conjunto de ações afirmativas que envolvam tecnologias digitais como forma de resolver problemas do mundo real e potencializar as capacidades de jovens e idosos para inovação social.
Desenvolver um conjunto de atividades que promovam as transformações nos eixos de ensino, pesquisa e extensão enfatizando o potencial criativo e transformador dessa integração.

Promover dinâmicas integrativas, se possível intergeracionais, que envolvam participantes do projeto e a comunidade em geral através da organização de ciclos de debates não técnicos (como a leitura) .

Promover discussão sobre o desenvolvimento tecnológico e seus impactos sociais, econômicos e educacionais no contexto do público-alvo envolvido.

Promover a descoberta científica através do olhar da Ciência aplicada e interdisciplinar através do diálogo e da colaboração com a comunidade não acadêmica.

Justificativa

Nas últimas décadas o mundo tem passado por profundas transformações digitais e sociais. Dentre estas, destacam-se aquelas referentes à forma com a qual nos relacionamos com os mais variados serviços e oportunidades que hoje se utilizam das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Essas tecnologias podem provocar um aumento nas exigências de formação e qualificação, como também enfatizar as distâncias no percurso de aprendizagem até o acesso à universidade.

Neste sentido, as formas do processo de ensino-aprendizagem têm sofrido importantes mudanças para socialização das novas tecnologias de informação e comunicação. Um campo que se destaca por agregar essa preocupação e a inovação social. As inovações sociais em geral referem-se a novas estratégias, conceitos e métodos para atender necessidades sociais dos mais diversos tipos (seus campos de aplicação são os mais variados, condições de trabalho, lazer, educação, saúde, etc.). As inovações sociais referem-se tanto a processos sociais de inovação como a inovações de interesse social, como também ao empreendedorismo de interesse social como suporte da ação inovadora.
Um exemplo são as ações para potencializar talentos e capacitar pessoas.

A participação em iniciativas para potencializar talentos necessita muito da expertise da Computação e assim a parceira é natural e transformadora. Este projeto terá esse foco em compartilhar conhecimento e experiências para capacitar e aprender com pessoas da nossa comunidade. Podendo atuar com público de escolas, em centros comunitários e outras iniciativas relacionadas por meio da realização de ações afirmativas que buscam oferecer igualdade de oportunidades a todos. As inovações sociais abrangem um campo muito amplo de possibilidades.

Metodologia

Em Projetos de Extensão Universitária são utilizadas metodologias participativas, ou seja, aquelas que permitem a participação do público, juntamente com os membros da equipe universitária, de forma ativa, como coautores no processo, ao contribuírem com seus próprios saberes, opiniões e práticas, em uma interação .

Neste projeto a ideia abordar a metodologia no seguinte formato:

No âmbito do suporte metodológico da pesquisa nossa opção e nos fundamentar no Design Participativo (DP). o DP pode ser considerado como uma prática ou metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação que visa coletar, analisar e projetar um sistema juntamente com a participação de usuários, funcionários, clientes, desenvolvedores e demais interessados. Como prática de pesquisa, o DP promove a integração e a interação entre os participantes do processo de investigação. Sendo ferramenta essencial para favorecer as trocas de experiências e fomentar a disseminação de conhecimento.
No âmbito do suporte metodológico para condução das ações de extensão propriamente ditas, são propostas as seguintes atividades norteadoras:
Incentivar e promover a Imaginação
Capacitar Técnicas e Ferramentas que possibilitem a Criação de soluções integradoras e aplicadas ;
Promover e estimular o Divertimento e o bem-estar como forma de integração social;
Compartilhar as vivências buscando a difusão de informação e do conhecimento ;
Trabalhar os resultados obtidos através da Reflexão e discussão como ferramenta de conscientização .

Indicadores, Metas e Resultados

Para o objetivo: “Desenvolver um conjunto de ações afirmativas que envolvam tecnologias digitais como forma de resolver problemas do mundo real e potencializar as capacidades de jovens e idosos para inovação social”

São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de cursos e eventos realizados e/ou apoiados, número de pessoas envolvidas, número de pessoas envolvidas que finalizaram o curso e/ou evento; número de entidades envolvidas em projetos

São considerados os seguintes indicadores qualitativos: comprometimento com as ações desenvolvidas e envolvimento com os participantes, percepção da importância da construção coletiva do conhecimento


Para o objetivo: “Desenvolver um conjunto de atividades que promovam as transformações nos eixos de ensino, pesquisa e extensão enfatizando o potencial criativo e transformador dessa integração.”

São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de ações realizadas, número de estudantes interessados pelo projeto

São considerados os seguintes indicadores qualitativos:
Percepção discente à importância da integração nos processos de ensino aprendizagem.

Para o objetivo: “Promover discussão sobre o desenvolvimento tecnológico e seus impactos sociais, econômicos e educacionais no contexto do público-alvo envolvido”.

São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de encontros para discussão de resultados, número de participantes do encontro/ numero de participantes do projeto

São considerados os seguintes indicadores qualitativos:
Senso de responsabilidade social das realizações extensionistas..

Para o objetivo: “Promover a descoberta científica através do olhar da Ciência aplicada e interdisciplinar através do diálogo e da colaboração com a comunidade não acadêmica.”
São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de publicações e/ou relatórios e/ou material desenvolvidos

São considerados os seguintes indicadores qualitativos:
Estímulo de liderança e empreendedorismo

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ ECHENIQUE GIOIELLI
BIANCA NUNES COELHO
CAMILLA AYUMI TORIBA RIBEIRO
CARLOS HENRIQUE GOEBEL TEIXEIRA FURTADO
CAROLINE DE SOUZA EVANGELISTA
CAROLINE DE SOUZA EVANGELISTA
CECILIA SILVA DA COSTA BOTELHO
CÁSSIO FEHLBERG LEMOS
DANIELA ALVES DE AZEVEDO
DIENIFER BIERHALS LEDEBUHR
EDUARDO SCHWANTZ
FELIPE MOURA GOULART
FERNANDA KIPPER BUCOSKI DE SOUSA
FREDERICO DAL SOGLIO RECKZIEGEL
GABRIEL DELUCIS MACIEL
GERSON FARIAS CLARA
GUSTAVO DOMENECH DE SOUZA
HENRIQUE VALEZA DOMINGUES
LEONARDO DOS SANTOS DUARTE
LORENZO BALDISSERA SALDANHA
LUCAS DUTRA TAVARES
LUIS MIGUEL DE AVILA MATTOS
MARCELO PEREIRA VARGAS RODRIGUES
MARCELO PETITOT REZENDE
MARCOS LIMA ALVES
MARIANE VITORIA DIAS GOULART
MARÇAL ALALAN PIZZI
MAURO ARTUR GOMES DE OLIVEIRA
PATRICIA AUGUSTIN JAQUES MAILLARD
PATRICK MENEGASSI WALTER
RAISSA NUNES COELHO
RICARDO COUTINHO CORDEIRO
RODRIGO IASCULSKI DA CONCEICAO
Rafael Burlamaqui Amaral12
SILVANA DIAS FURTADO
SUZAN VIVIANE NUNES E SILVA
TATIANA AIRES TAVARES17
VANESSA ALDRIGHI
VINÍCIUS KRÜGER DA COSTA

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