Nome do Projeto
TRANSFORMA: Ações Afirmativas envolvendo Tecnologias Digitais para Inovação Social
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2023 - 01/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Este projeto visa fomentar e multiplicar ativos criativos para a prática de Inovação Social. A estratégia é articular conhecimento técnico e o expertise da área de Computação com problemas do nosso cotidiano para estabelecer parcerias entre a academia, as instituições e a comunidade. Esta proposta de trabalho parte da perspectiva que compreende a inovação social e suas múltiplas dimensões: a natureza, os estímulos, os recursos e dinâmicas, os agentes e os meios inovadores e criativos. Dessa forma, será possível fomentar a manifestação de diversos tipos de inovação, como produtos, serviços, processos ou tecnologias que emergem da interação com a comunidade e para a comunidade. Para sistematizar as ações deste projeto de extensão estão previstas oficinas, treinamentos, seminários e reflexões visando buscar a construção coletiva de experiências que enfatizem a importância da multidisciplinaridade para o desenvolvimento do conhecimento. Dessa forma, o projeto tornar-se-á um ativo para os cursos envolvidos, oportunizando caminhos para os estudantes explorarem o processo de ensino-aprendizagem que promovam protagonismo neste processo. Portanto, dinâmicas integrativas que fomentem o sentimento de união e acolhimento também serão alvo do projeto.
Este projeto também favorece a articulação das disciplinas dos cursos de graduação, necessidades de pesquisa às atividades de extensão. Fato que corrobora com a primeira diretriz do Plano Nacional de Extensão que diz respeito à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Um exemplo de disciplina que poderá ser favorecida com o presente projeto de extensão é a disciplina de Interação Humano Computador (presente nas estruturas curriculares dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação). Faz parte das preocupações da disciplina estimular os alunos a contribuírem na solução de problemas reais através da perspectiva do Design da Interação. Fato essencial para o processo de formação de pessoas. Além de abrir novos e reais contextos de atuação para a disciplina, ações deste projeto de extensão podem potencializar a perspectiva da comunidade, fomentar parcerias e possibilitar a realização de experimentos e pesquisas qualitativas. Dessa forma, contribuindo efetivamente para geração de conhecimento técnico e científico. Essa relação de disciplinas curriculares com ações extensionistas configuram uma grande oportunidade para que o estudante seja o protagonista de sua formação, dando mais responsabilidade, sentido e estímulo para buscar suas próprias soluções.
Objetivo Geral
Desenvolver um conjunto de ações afirmativas que envolvam tecnologias digitais como forma de resolver problemas do mundo real e potencializar as capacidades de jovens e idosos para inovação social.
Desenvolver um conjunto de atividades que promovam as transformações nos eixos de ensino, pesquisa e extensão enfatizando o potencial criativo e transformador dessa integração.
Promover dinâmicas integrativas, se possível intergeracionais, que envolvam participantes do projeto e a comunidade em geral através da organização de ciclos de debates não técnicos (como a leitura) .
Promover discussão sobre o desenvolvimento tecnológico e seus impactos sociais, econômicos e educacionais no contexto do público-alvo envolvido.
Promover a descoberta científica através do olhar da Ciência aplicada e interdisciplinar através do diálogo e da colaboração com a comunidade não acadêmica.
Desenvolver um conjunto de atividades que promovam as transformações nos eixos de ensino, pesquisa e extensão enfatizando o potencial criativo e transformador dessa integração.
Promover dinâmicas integrativas, se possível intergeracionais, que envolvam participantes do projeto e a comunidade em geral através da organização de ciclos de debates não técnicos (como a leitura) .
Promover discussão sobre o desenvolvimento tecnológico e seus impactos sociais, econômicos e educacionais no contexto do público-alvo envolvido.
Promover a descoberta científica através do olhar da Ciência aplicada e interdisciplinar através do diálogo e da colaboração com a comunidade não acadêmica.
Justificativa
Nas últimas décadas o mundo tem passado por profundas transformações digitais e sociais. Dentre estas, destacam-se aquelas referentes à forma com a qual nos relacionamos com os mais variados serviços e oportunidades que hoje se utilizam das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Essas tecnologias podem provocar um aumento nas exigências de formação e qualificação, como também enfatizar as distâncias no percurso de aprendizagem até o acesso à universidade.
Neste sentido, as formas do processo de ensino-aprendizagem têm sofrido importantes mudanças para socialização das novas tecnologias de informação e comunicação. Um campo que se destaca por agregar essa preocupação e a inovação social. As inovações sociais em geral referem-se a novas estratégias, conceitos e métodos para atender necessidades sociais dos mais diversos tipos (seus campos de aplicação são os mais variados, condições de trabalho, lazer, educação, saúde, etc.). As inovações sociais referem-se tanto a processos sociais de inovação como a inovações de interesse social, como também ao empreendedorismo de interesse social como suporte da ação inovadora.
Um exemplo são as ações para potencializar talentos e capacitar pessoas.
A participação em iniciativas para potencializar talentos necessita muito da expertise da Computação e assim a parceira é natural e transformadora. Este projeto terá esse foco em compartilhar conhecimento e experiências para capacitar e aprender com pessoas da nossa comunidade. Podendo atuar com público de escolas, em centros comunitários e outras iniciativas relacionadas por meio da realização de ações afirmativas que buscam oferecer igualdade de oportunidades a todos. As inovações sociais abrangem um campo muito amplo de possibilidades.
Neste sentido, as formas do processo de ensino-aprendizagem têm sofrido importantes mudanças para socialização das novas tecnologias de informação e comunicação. Um campo que se destaca por agregar essa preocupação e a inovação social. As inovações sociais em geral referem-se a novas estratégias, conceitos e métodos para atender necessidades sociais dos mais diversos tipos (seus campos de aplicação são os mais variados, condições de trabalho, lazer, educação, saúde, etc.). As inovações sociais referem-se tanto a processos sociais de inovação como a inovações de interesse social, como também ao empreendedorismo de interesse social como suporte da ação inovadora.
Um exemplo são as ações para potencializar talentos e capacitar pessoas.
A participação em iniciativas para potencializar talentos necessita muito da expertise da Computação e assim a parceira é natural e transformadora. Este projeto terá esse foco em compartilhar conhecimento e experiências para capacitar e aprender com pessoas da nossa comunidade. Podendo atuar com público de escolas, em centros comunitários e outras iniciativas relacionadas por meio da realização de ações afirmativas que buscam oferecer igualdade de oportunidades a todos. As inovações sociais abrangem um campo muito amplo de possibilidades.
Metodologia
Em Projetos de Extensão Universitária são utilizadas metodologias participativas, ou seja, aquelas que permitem a participação do público, juntamente com os membros da equipe universitária, de forma ativa, como coautores no processo, ao contribuírem com seus próprios saberes, opiniões e práticas, em uma interação .
Neste projeto a ideia abordar a metodologia no seguinte formato:
No âmbito do suporte metodológico da pesquisa nossa opção e nos fundamentar no Design Participativo (DP). o DP pode ser considerado como uma prática ou metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação que visa coletar, analisar e projetar um sistema juntamente com a participação de usuários, funcionários, clientes, desenvolvedores e demais interessados. Como prática de pesquisa, o DP promove a integração e a interação entre os participantes do processo de investigação. Sendo ferramenta essencial para favorecer as trocas de experiências e fomentar a disseminação de conhecimento.
No âmbito do suporte metodológico para condução das ações de extensão propriamente ditas, são propostas as seguintes atividades norteadoras:
Incentivar e promover a Imaginação
Capacitar Técnicas e Ferramentas que possibilitem a Criação de soluções integradoras e aplicadas ;
Promover e estimular o Divertimento e o bem-estar como forma de integração social;
Compartilhar as vivências buscando a difusão de informação e do conhecimento ;
Trabalhar os resultados obtidos através da Reflexão e discussão como ferramenta de conscientização .
Neste projeto a ideia abordar a metodologia no seguinte formato:
No âmbito do suporte metodológico da pesquisa nossa opção e nos fundamentar no Design Participativo (DP). o DP pode ser considerado como uma prática ou metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação que visa coletar, analisar e projetar um sistema juntamente com a participação de usuários, funcionários, clientes, desenvolvedores e demais interessados. Como prática de pesquisa, o DP promove a integração e a interação entre os participantes do processo de investigação. Sendo ferramenta essencial para favorecer as trocas de experiências e fomentar a disseminação de conhecimento.
No âmbito do suporte metodológico para condução das ações de extensão propriamente ditas, são propostas as seguintes atividades norteadoras:
Incentivar e promover a Imaginação
Capacitar Técnicas e Ferramentas que possibilitem a Criação de soluções integradoras e aplicadas ;
Promover e estimular o Divertimento e o bem-estar como forma de integração social;
Compartilhar as vivências buscando a difusão de informação e do conhecimento ;
Trabalhar os resultados obtidos através da Reflexão e discussão como ferramenta de conscientização .
Indicadores, Metas e Resultados
Para o objetivo: “Desenvolver um conjunto de ações afirmativas que envolvam tecnologias digitais como forma de resolver problemas do mundo real e potencializar as capacidades de jovens e idosos para inovação social”
São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de cursos e eventos realizados e/ou apoiados, número de pessoas envolvidas, número de pessoas envolvidas que finalizaram o curso e/ou evento; número de entidades envolvidas em projetos
São considerados os seguintes indicadores qualitativos: comprometimento com as ações desenvolvidas e envolvimento com os participantes, percepção da importância da construção coletiva do conhecimento
Para o objetivo: “Desenvolver um conjunto de atividades que promovam as transformações nos eixos de ensino, pesquisa e extensão enfatizando o potencial criativo e transformador dessa integração.”
São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de ações realizadas, número de estudantes interessados pelo projeto
São considerados os seguintes indicadores qualitativos:
Percepção discente à importância da integração nos processos de ensino aprendizagem.
Para o objetivo: “Promover discussão sobre o desenvolvimento tecnológico e seus impactos sociais, econômicos e educacionais no contexto do público-alvo envolvido”.
São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de encontros para discussão de resultados, número de participantes do encontro/ numero de participantes do projeto
São considerados os seguintes indicadores qualitativos:
Senso de responsabilidade social das realizações extensionistas..
Para o objetivo: “Promover a descoberta científica através do olhar da Ciência aplicada e interdisciplinar através do diálogo e da colaboração com a comunidade não acadêmica.”
São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de publicações e/ou relatórios e/ou material desenvolvidos
São considerados os seguintes indicadores qualitativos:
Estímulo de liderança e empreendedorismo
São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de cursos e eventos realizados e/ou apoiados, número de pessoas envolvidas, número de pessoas envolvidas que finalizaram o curso e/ou evento; número de entidades envolvidas em projetos
São considerados os seguintes indicadores qualitativos: comprometimento com as ações desenvolvidas e envolvimento com os participantes, percepção da importância da construção coletiva do conhecimento
Para o objetivo: “Desenvolver um conjunto de atividades que promovam as transformações nos eixos de ensino, pesquisa e extensão enfatizando o potencial criativo e transformador dessa integração.”
São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de ações realizadas, número de estudantes interessados pelo projeto
São considerados os seguintes indicadores qualitativos:
Percepção discente à importância da integração nos processos de ensino aprendizagem.
Para o objetivo: “Promover discussão sobre o desenvolvimento tecnológico e seus impactos sociais, econômicos e educacionais no contexto do público-alvo envolvido”.
São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de encontros para discussão de resultados, número de participantes do encontro/ numero de participantes do projeto
São considerados os seguintes indicadores qualitativos:
Senso de responsabilidade social das realizações extensionistas..
Para o objetivo: “Promover a descoberta científica através do olhar da Ciência aplicada e interdisciplinar através do diálogo e da colaboração com a comunidade não acadêmica.”
São considerados os seguintes indicadores quantitativos: número de publicações e/ou relatórios e/ou material desenvolvidos
São considerados os seguintes indicadores qualitativos:
Estímulo de liderança e empreendedorismo
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BEATRIZ ECHENIQUE GIOIELLI | |||
BIANCA NUNES COELHO | |||
CAMILLA AYUMI TORIBA RIBEIRO | |||
CARLOS HENRIQUE GOEBEL TEIXEIRA FURTADO | |||
CAROLINE DE SOUZA EVANGELISTA | |||
CAROLINE DE SOUZA EVANGELISTA | |||
CECILIA SILVA DA COSTA BOTELHO | |||
CÁSSIO FEHLBERG LEMOS | |||
DANIELA ALVES DE AZEVEDO | |||
DIENIFER BIERHALS LEDEBUHR | |||
EDUARDO SCHWANTZ | |||
FELIPE MOURA GOULART | |||
FERNANDA KIPPER BUCOSKI DE SOUSA | |||
FREDERICO DAL SOGLIO RECKZIEGEL | |||
GABRIEL DELUCIS MACIEL | |||
GERSON FARIAS CLARA | |||
GUSTAVO DOMENECH DE SOUZA | |||
HENRIQUE VALEZA DOMINGUES | |||
LEONARDO DOS SANTOS DUARTE | |||
LORENZO BALDISSERA SALDANHA | |||
LUCAS DUTRA TAVARES | |||
LUIS MIGUEL DE AVILA MATTOS | |||
MARCELO PETITOT REZENDE | |||
MARCOS LIMA ALVES | |||
MARIANE VITORIA DIAS GOULART | |||
MARÇAL ALALAN PIZZI | |||
MAURO ARTUR GOMES DE OLIVEIRA | |||
Marcelo Pereira Vargas Rodrigues | |||
PATRICIA AUGUSTIN JAQUES MAILLARD | |||
PATRICK MENEGASSI WALTER | |||
RAÍSSA NUNES COELHO | |||
RICARDO COUTINHO CORDEIRO | |||
RODRIGO IASCULSKI DA CONCEICAO | |||
Rafael Burlamaqui Amaral | 12 | ||
SILVANA DIAS FURTADO | |||
SUZAN VIVIANE NUNES E SILVA | |||
TATIANA AIRES TAVARES | 17 | ||
VANESSA ALDRIGHI | |||
VINÍCIUS KRÜGER DA COSTA |