Resumo
É doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsista CAPES entre 8/2020 e 8/2022), na área de concentração de História Teoria e Crítica, linha de pesquisa Relações Sistêmicas da Arte. Desenvolveu nessa instituição a pesquisa de tese de título Das camadas do olhar às ideias da crítica: a pintura de paisagem de Hipólito Caron, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Cesar Ribeiro Gomes, pela qual foi indicada ao Prêmio CAPES de Tese. Realizou, entre setembro de 2021 e março de 2022 o estágio de pesquisa doutorado-sanduíche junto à Université de Picardie Jules Verne, em Amiens, França, com supervisão da Profa. Dra. Androula Michael (bolsista CAPES-PRINT - Programa Institucional de Internacionalização). É licenciada em Artes Visuais pela UFRGS, possui mestrado em Artes Visuais na mesma instituição (PPGAV-UFRGS - ênfase em História, Teoria e Crítica) e bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). Foi professora substituta do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entre dezembro de 2023 e novembro de 2024. Atua como professora e pesquisadora na área de teoria e história da arte. Temas de interesse: história da paisagem na arte, pintura brasileira no século XIX, crítica de arte e literatura brasileira.
Formação acadêmica
Doutorado em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022)
Mestrado em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017)
Graduação em Artes Plásticas (Universidade do Estado de Santa Catarina, 2013)
Graduação em Licenciatura em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2024)
Áreas de atuação
Artes - HISTÓRIA DA ARTE
Fundamentos e Crítica das Artes - Teoria da Arte
Fundamentos e Crítica das Artes - Crítica da Arte
Artes - Artes Plásticas
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Investigação, documentação e exibição do acervo do MALG | 30/04/2024 | 20/12/2025 | 13 | |
Histórias da arte e histórias da aids desde o Brasil: discursos sobre o corpo e a enfermidade na arte contemporânea | 01/07/2022 | 31/08/2025 | 4 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | 1 | Produção Textual Horários
| 34+17 | Artes (Especialização) | ||||||
2024/1 | M1 | PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM ARTES Horários
| 54+18 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M1 | PROJETOS EM ARTES I Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M2 | ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Horários
| 18+18 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | 1 | ARTE E CULTURA NA AMÉRICA LATINA Horários
| 51+0 | Artes (Especialização) | ||||||
2023/2 | T1 | METODOLOGIA DA PESQUISA Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M1 | PROJETO EM ARTES II Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M99 | ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Horários
| 0+0 | Artes Visuais (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.